Federação Paulista de Futebol confirma Guarulhos como sede da 51ª Copa São Paulo

Antônio Boaventura

[email protected]

A Federação Paulista de Futebol confirmou nesta terça-feira (12) a cidade de Guarulhos como uma das sedes da 51ª edição da Copa São Paulo, principal competição de categoria de base do País. O município conta, em mais uma oportunidade, com a representação da AD Guarulhos e Flamengo. Os jogos serão realizados no estádio Antônio Soares de Oliveira.

Esta será a 19ª oportunidade que Guarulhos participa da tradicional Copinha. De acordo com informações obtidas pelo HOJE, o custo para sediar os jogos do torneio é de até R$ 200 mil, caso as quatro equipes do grupo necessitem de assistência. Desde 2017, AD Guarulhos e Flamengo representam o município no certame nacional.

Apesar da indefinição, tanto o Corvo quanto o Índio guarulhense mantém os respectivos planejamentos para a disputa da 51ª edição da Copa São Paulo, que está prevista para começar nos primeiros dias do próximo ano. O estádio Antônio Soares de Oliveira, palco das partidas em território guarulhense, passa por reformas para receber os confrontos daquela competição.

“É o principal evento esportivo da cidade, no qual temos no mínimo 20.000 pessoas no estádio Antônio Soares de Oliveira nos quatro dias de evento. Já faz parte do calendário do município. Todo mundo do meio esportivo aguarda a competição em janeiro”, declarou Edson David Filho, presidente do Flamengo.

Até o momento, a Federação Paulista de Futebol (FPF) já confirmou 27 cidades como sede da próxima edição da popular Copinha. Nas últimas três edições, o Índio levou a melhor sobre o Rubro-Negro. O time azul e branco venceu dois confrontos e perdeu apenas um dérbi regional.

Com o retorno do Flamengo às atividades em 1998, os clubes passam a fazer o clássico local a partir do ano 2000, quando se encontram no primeiro dérbi citadino. No total, são apenas oito jogos, com três vitórias do Flamengo, quatro empates e uma vitória do Guarulhos. Isso por que em apenas três temporadas – 2000, 2018 e 2019 – as equipes estiveram na mesma divisão. Campeão da B2 em 1999, da B1 em 2000 e da Série A3 em 2008, o time rubro-negro alternou bastante entre a terceira e segunda divisões estaduais, enquanto o Guarulhos jamais alcançou tal patamar.