Guarulhos tem quase 800 casos confirmados de sarampo

Foto: Ivanildo Porto
- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

A cidade de Guarulhos já tem confirmado 780 casos de sarampo, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na tarde desta quinta-feira (21). Apesar do elevado número, até o momento não houve óbito em decorrência da doença no município, e os bairros com maior número de casos continuam sendo o Centro e a Cantareira.

A nova fase da campanha de prevenção contra a doença, que está vacinando jovens com idades entre 20 e 29 anos, começou nesta terça-feira (19), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da cidade. Essa campanha segue somente até o dia 30 deste mês, data em que será o dia marcado pelo combate do sarampo, quando todas as UBSs abrem no sábado para vacinar contra a doença.

O maior número de casos até o momento foram registrados em jovens de 20 a 29 anos, com 243 casos. “Jovens que têm comprovação de duas doses da vacina contra o sarampo não precisam ser imunizados. Nesta primeira semana da Campanha, 677 jovens compareceram aos postos e destes, 304 foram vacinados porque não tinham o esquema vacinal completo”, destacou em nota a secretaria.

Quando questionada sobre casos em que o jovem não tem comprovação de ter tomado as duas vacinas contra a doença, a secretaria destacou  que nessa situação é vacina é administrada. Entre os sintomas da doença estão febre, tosse, além de perda do apetite, podendo apresentar até manchas vermelhas na pele.

- PUBLICIDADE -