Procon Guarulhos faz plantão para receber denúncias da Black Friday

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Guarulhos estará de plantão na quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, para apurar as denúncias sobre irregularidades cometidas pelos comerciantes na Black Friday. O plantão funcionará 24 horas por meio do WhatsApp (11) 99656-9677.

O Procon Guarulhos tem monitorado os comércios locais e eletrônicos, desde o início do mês, tendo em vista que as lojas anteciparam as promoções da Black Friday.

Durante esse período o órgão constatou inúmeras ofertas enganosas,induzindo o consumidor ao erro.Houve caso de aplicativo de entrega de comida que anunciava promoção como sendo Black Friday e na verdade a tal oferta já era praticada pela empresa anteriormente, não se tratava de Black Friday.

Em outro exemplo, o comércio eletrônico anunciava produtos no valor promocional e maquiava a diferença no frete que é repassado ao consumidor.Em outras lojas online, o produto era anunciado com frete fixo, mas, ao finalizar a compra, o frete cobrado era diferente e bem mais caro do que o divulgado.

Nesses casos, as empresas foram notificadas para prestarem esclarecimentos. A coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Gomes, informa que o órgão está de olho nos maus fornecedores que aproveitam a proximidade da data para anunciar produtos e serviços como promocionais, enganando os clientes. “Esta prática é considerada crime, prevista no artigo 66 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Os fornecedores que não se adequarem à lei estarão sujeitos a multas, que variam de R$ 400 a R$ 8 milhões. O consumidor deve ficar bem atento com as ofertas disfarçadas e se constatar qualquer irregularidade não deve hesitar em procurar o Procon”, ressalta.

Em caso de dúvida ou denúncia, o consumidor pode acessar o Procon em procon.guarulhos.sp.gov.br ou comparecer a uma das unidadesdo órgão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos seguintes endereços:

Procon Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro. Telefones: (11) 2468-0008/ Disque-Denúncia 151.

Procon São João: rua Mesquita, 161,  Jardim São João. Telefone:(11) 2408-4315.

Procon  Pimentas: estrada Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire – Prédio do CIC. Telefone: (11) 2484-1070.