Prefeitura flagra desmatamento na Serra da Cantareira

- PUBLICIDADE -

Durante mais uma etapa do trabalho do Grupo de Fiscalização Integrada formado por agentes da Prefeitura de Guarulhos (secretarias de Meio Ambiente, Habitação e Justiça, através do Departamento de Acompanhamento e Controle de Ocupações Irregulares – DACOI),GCM Ambiental, Polícia Militar, Fundação Florestal e Subprefeitura de Jaçanã –Tremembé (SP), foi flagrado nesta de quarta-feira (27), desmatamento em andamento na  Unidade de Conservação do Parque Estadual do Itaberaba, em região da Serra da Cantareira pertencente a Guarulhos.

Mais de 30 agentes e 10 viaturas participaram da ação que resultou na retirada de cercas de ocupações irregulares e na demolição de uma construção.  Dois indivíduos flagrados cortando árvores e dividindo o solo foram conduzidos à Delegacia de Meio Ambiente de Guarulhos.

Constituído há pouco mais de um mês, o Grupo de Fiscalização Integrada vem realizando frequentes ações de fiscalização, inclusive com uso de aeronaves, para impedir invasões na Serra da Cantareira, além de retirar invasores já estabelecidos irregularmente na região.

Denúncias sobre desmatamento, invasões e demais ilícitos ambientais devem ser feitas através do número: 0800-772-2006. Não é preciso se identificar.

Parque Estadual do Itaberaba

Criado em 2010, o Parque Estadual do Itaberaba é um importante corredor ecológico entre as serras da Cantareira e da Mantiqueira. Possui uma área de mais de 15 mil hectares e está localizado nos municípios de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Nazaré Paulista e Mairiporã. O parque preserva remanescentes da Mata Atlântica e várias espécies de animais ameaçadas de extinção, além de proteger nascentes de importantes bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Cantareira.

- PUBLICIDADE -