Todas as UBS abrem neste sábado para a vacinação contra o sarampo


Neste sábado (30), acontece em todo o País o Dia D de Mobilização contra o Sarampo, encerrando a Campanha Nacional destinada aos jovens de 20 a 29 anos, faixa etária que concentra o maior número de casos da doença. Em Guarulhos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), assim como o Ambulatório da Criança (Centro) vão funcionar das 8 às 17 horas, para intensificar a vacinação, sendo que na UBS Primavera ainda haverá atendimentos pelo Programa Saúde Agora, das 8h às 16h.

Responsável por mais de 30% dos casos confirmados de sarampo na cidade, a vacinação de jovens na faixa etária de 20 a 29 anos é importante para interromper a cadeia de transmissão do vírus, uma vez que a maioria deles não tomou as duas doses da vacina. Por isso, é muito importante que eles procurem uma UBS para atualizar o esquema vacinal.

Segundo o Ministério da Saúde são mais de 9 milhões de adultos jovens não vacinados contra o sarampo ou com o esquema vacinal incompleto no país. Este fato tem contribuído para a propagação do vírus para outros públicos mais suscetíveis às complicações da doença, como é o caso dos bebês e das crianças menores de cinco anos.

De acordo com a médica Helena Sato, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, que esteve em Guarulhos para participar de uma roda de conversa sobre a importância da vacinação na semana passada, quanto menor a faixa etária, maior é a gravidade das complicações em decorrência do sarampo.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Altamente contagioso, o sarampo é transmitido quando o paciente infectado tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas, podendo contaminar até 90% daqueles que estão ao seu redor.  A única maneira de evitar a doença é pela vacina.

Saúde Agora:

Além de intensificar a vacinação dos jovens contra o sarampo, a UBS Primavera também oferecerá atendimentos pelo Programa Saúde Agora neste sábado (30), das 8 às 16 horas. Para esta data já foram agendadas 45 consultas com a médica de Família da unidade e 25 coletas de papanicolau (exame de prevenção ao câncer de colo de útero) com a enfermeira Sandra Rodrigues.

Para realizar o exame das mulheres que comparecerem à UBS Primavera espontaneamente, a unidade disponibilizará também o enfermeiro Renato Francisco Junior. Além disso, durante o sábado, a população poderá fazer testes rápidos para a detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C; aula de alongamento e ainda participar de palestra sobre tuberculose, com os agentes comunitários de saúde, bem como sobre alimentação saudável com a nutricionista Kelli dos Anjos.

- PUBLICIDADE -