Aniversário de 114 anos do bairro da Liberdade será comemorado dias 7 e 8 de dezembro

????????????????????????????????????
- PUBLICIDADE -

O bairro da Liberdade, em São Paulo, está prestes a completar 114 anos em dezembro, e a celebração em 2019 será ainda mais especial. Nos dias 7 e 8 será realizada a 51ª edição do festival Toyo Matsuri –maior evento oriental de rua do Brasil- e, pela primeira vez, haverá um bolo com mais de 200 kg, feito para ser compartilhado gratuitamente com milhares de visitantes durante a cerimônia de abertura. Essa novidade celebra, ainda, a entronização do Imperador Naruhito, marcando o início de uma nova era no Japão. 

“Será a primeira ação emblemática com o bolo. O objetivo é que, a partir de 2019, tenhamos todos os anos, marcando o início da nova era Reiwa (Bela Harmonia) e o aniversário do bairro. Afinal, o Brasil concentra a maior colônia japonesa do mundo, principalmente em São Paulo”, comenta Hirofumi Ikesaki, presidente da ACAL –Associação Cultural e Assistencial da Liberdade-, entidade responsável pela organização do Toyo Matsuri e outras festividades realizadas na capital paulista.

O evento oriental de rua –que é pioneiro nesse formato no Brasil-, tem outra importante novidade para este ano, estará ainda maior, com expansão para o entorno da avenida Liberdade, além da Praça da Liberdade-Japão. Essa ampliação permitirá receber mais de 200 mil visitantes em dois dias. “Em 2018, o movimento foi de aproximadamente 150 mil pessoas, vindas de diversas partes do Brasil e de outros países”, acrescenta Ikesaki.

Atrações culturais gratuitas no Toyo Matsuri e Feira da Liberdade

A programação para os dias 7 e 8 de dezembro é composta por apresentações de danças folclóricas orientais, como a tradicional japonesa Odori; artes marciais; grupo de Taikô (tambores); shows musicais, entre outras atrações gratuitas para o visitante.

Além das atividades, o visitante encontrará a Feira de Artesanato da Liberdade e as barracas de alimentação típica, que já se preparam especialmente para atender o público e aos turistas que passeiam pelas ruas da região nesse período.

Toyo Matsuri também é referência pela decoração tradicional com mensagens de Boas Festas em bandeiras típicas chamadas “Nobori”, espalhadas pelas principais ruas do bairro da Liberdade. Elas compõem a ornamentação das festividades e permanecem na cidade até dia 25 de janeiro, quando é celebrado o aniversário de São Paulo. O evento ainda simboliza “agradecimento” aos visitantes pelo prestígio ao bairro da Liberdade durante o ano inteiro, fortalecendo e engrandecendo a região.

A história do evento teve início em 27 de novembro de 1969, com a realização da primeira grande festa organizada pela comunidade nipo-brasileira na Liberdade, quando as ruas do bairro foram enfeitadas e caracterizadas com ornamentos típicos orientais.

Assim, surgiu o Toyo –que significa Oriente- Matsuri –Festival-, e tornou-se o maior “festival oriental” de rua anual do Brasil. É organizado pela ACAL –Associação Cultural e Assistencial da Liberdade-, entidade internacionalmente reconhecida.

A ACAL tem por finalidade proporcionar a integração dos interesses dos comerciantes e moradores, visando seu aprimoramento cultural, socioambiental e ecológico, a prestação de serviços assistenciais, bem como a melhoria das condições de vida de sua comunidade. Mais informações pelo site www.acalliberdade.org.br.

Toyo Matsuri – Festival Oriental

Dias 7 e 8 de dezembro de 2019 (sábado e domingo)

Programação gratuita

Horários: a partir das 10h

Endereço: Praça da Liberdade-Japão e avenida Liberdade, Rua Galvão Bueno, Rua dos Estudantes, São Paulo – SP

Acesso a portadores de necessidades especiais

Facebook e Instagram: @acalliberdade

- PUBLICIDADE -