Conselheiros do Orçamento Participativo são eleitos

Assunto:Eleição Conselho Orçamento Participativo Local:Adamastor Data:28.11.2019 Foto:Sidnei Barros/PMG

A eleição do Conselho Municipal do Orçamento Participativo (CMOP) para o exercício 2020 ocorreu nesta quinta-feira (28) no Adamastor Centro e contou com a participação de mais de 700 pessoas. A relação completa dos 30 candidatos escolhidos sairá no Diário Oficial da próxima sexta-feira, dia 6.

Como um canal de cooperação e diálogo direto entre a administração pública e a sociedade, o CMOP objetiva estabelecer os princípios de cidadania e democracia a fim de promover políticas públicas. Em vista disso, a função de um conselheiro é fiscalizar a execução de atividades governamentais no município e apresentar os anseios da população ao governo.

“Os conselheiros representam o povo, são a voz da sociedade. Funcionam como um termômetro para o município, apontando quais são os pontos que precisam de melhoria. Guarulhos é muito grande, então nem sempre a gestão municipal consegue enxergar todos os problemas existentes, e é aí que esses representantes entram”, afirmou Juliana Fabri, diretora do Departamento de Participação Popular.

Os candidatos precisavam ter mais de 18 anos, morar em Guarulhos ou serem ativistas da região em que pretendiam atuar, estarem cadastrados previamente, como determina o artigo 14 do decreto 35.271/18, não possuírem mandato eletivo nos poderes legislativo ou executivo e não serem funcionários públicos do Legislativo ou Executivo municipal, autarquias municipais ou empresas mistas com participação do Executivo.

- PUBLICIDADE -