Orquestra Jovem apresenta obras do Romantismo com solista reconhecido internacionalmente

A Prefeitura de Guarulhos apresenta Canções do Fim de Século, espetáculo da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos que acontece no próximo sábado (30), às 20h, no Teatro do Adamastor Centro. O espetáculo conta com a participação do barítono brasileiro Vinícius Atique, cuja renomada carreira é reconhecida internacionalmente. A apresentação tem classificação livre e os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria com duas horas de antecedência do espetáculo.

O repertório apresenta obras-primas do Romantismo, compostas para voz e orquestra entre o final do século XIX e início do século XX. De acordo com Emiliano Patarra, regente da OJMG, é um grande prazer para a cidade de Guarulhos e para os instrumentistas da Orquestra Jovem receber Vinícius Atique no palco do Adamastor.

“Atique tem uma voz única e especial, com um colorido muito particular, marcante e de fácil reconhecimento. Além desse timbre especial, ele tem grande facilidade como intérprete e excelente domínio da orquestra, fatores que, certamente, garantem a realização de um espetáculo com peças bastante contrastantes e com alto nível de sutileza”, vibra o maestro, certo da grandiosidade do espetáculo do próximo dia 30.

Sobre as obras apresentadas, Patarra enfatiza características marcantes que serão exploradas pela orquestra e pelo intérprete. Simples, alegre e descompromissada, Don Quichotte à Dulcinée (Três Canções de Don Quixote para Dulcineia) é a última obra composta pelo pianista francês Joseph Maurice Ravel, considerada uma de suas melhores criações.

Com uma temática que gira em torno da perda de uma criança, Kindertotenlieder, do compositor checo-austríaco Gustav Mahler, vai envolver o público com melodias repletas de sensibilidade e singeleza. Esse ciclo de canções para voz e orquestra vem impressionando plateias em todo o mundo por sua força emocional e pelo colorido orquestral alcançado pelo compositor.

Composta em 1848, Les Préludesé o mais popular dos poemas sinfónicos do austríaco Franz Liszt e representa a exaltação da vida enquanto prelúdio para a morte.

Sobre Vinicius Atique

O barítono brasileiro Vinícius Atique vem se apresentando como solista em todo o País, tendo cantado, dentre outros papéis, Don Giovanni, Macello em La Bohème, Sharpless em Madama Butterfly, Escamillo em Carmen, Fígaro em Il Barbiere di Siviglia, Arlecchino na ópera homônima de Busoni e Albert em Werther. Atualmente aluno da mítica mezzo-soprano norte-americana Dolora Zajick, foi agraciado com bolsa de estudos pela USP para estudar na Université de Montréal com o barítono Mark Pedrotti. Estudou também com Carmo Barbosa e Eliane Coelho.

Serviço:

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta Canções do Fim de Século, com o barítono Vinícius Atique

Data: sábado, 30 de novembro, às 20h

Local: Teatro do Adamastor Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo

Entrada gratuita (os ingressos devem ser retirados com duas horas de antecedência)

Classificação livre