Aniversário de Guarulhos terá estreia da Gru Sinfônica e 16° Encontro de Carros Antigos


O aniversário de 459 anos da cidade de Guarulhos está com uma programação repleta de atividades culturais, com destaque para a estreia da Gru Sinfônica, a primeira orquestra profissional da cidade, que irá se apresentar neste domingo (08), às 20h, no Bosque Maia. Já a outra novidade, será o 16° Encontro de Carros Antigos, que irá ocorrer no Paço Municipal, na região o Bom Clima também no domingo, porém, no horário das 8h às 15h.

João Carlos Martins, patrono da Gru Sinfônica, é o célebre convidado da noite de estreia e vai coroar o espetáculo com repertório repleto de expectativas e surpresas. Além de ir na contramão de inúmeros fechamentos de orquestras e grupos sinfônicos, que impactou muitos municípios nos últimos anos, ao criar a Gru Sinfônica, uma orquestra profissional, Guarulhos endossa uma política de valorização da educação e da cultura por meio de investimentos no potencial transformador da música.

Para presentar a cidade de Guarulhos e os guarulhenses, os 50 músicos da Gru Sinfônica dividem o palco com a Orquestra Jovem Municipal num espetáculo grandioso, que soma a participação de mais de 120 instrumentistas, um concerto que promete ser inesquecível.

O repertório escolhido para abrilhantar o aniversário da cidade conta com a execução das Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos, Danzón nº 2, de Arturo Marquez, e também do intermezzoda Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, a 5ª Sinfonia de Beethoven, o último movimento da Suíte para Jazz, de Dmitri Shostakovich, Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach, e a canção popular italiana Bella Ciao.

Em uma iniciativa que desafia a atual conjuntura econômica e financeira vivenciada pelos municípios, estados e pela própria União, que têm cortado investimentos em diversas áreas, em especial na cultura, a Prefeitura de Guarulhos está investindo R$ 1,7 milhão, o que significa dotar a cidade de uma orquestra do porte que poucas têm condições de patrocinar.

Atuação dos novos instrumentistas

A Gru Sinfônica é parte do projeto Música nas Escolas, que no próximo ano vai atuar nas unidades escolares da rede municipal para promover o ensino, a integração e o convívio dos alunos com o universo da música. Além da oferta de iniciação musical para crianças, o projeto cria uma nova temporada de espetáculos sinfônicos gratuitos, para que a cidade de Guarulhos possa respirar música cada vez mais.

Além dos ensaios e concertos mensais, os instrumentistas vão atuar na elaboração de atividades pedagógicas nas escolas participantes do programa com uma frequência de seis horas semanais, aos sábados.

Encontro de Carros Antigos deve atrair mais de 400 expositores

O 16° Encontro de Carros Antigos que será realizado no Paço Municipal, localizado na avenida Bom Clima, n° 91, no bairro do Jardim Bom Clima, deve atrair mais de 400 expositores. A entrada é gratuita, porém, os organizadores solicitam a doação de 2 kg de alimento não perecível.

Além dos carros antigos,  quem comparecer também terá a disposição os deliciosos food trucks, com uma variedade de opções gastronômicas, além de atrações musicais, contando com a participação de um coral e também da banda Mutt Dog, que irá agitar o evento com músicas voltadas para o rock, jazz e blues.

No último evento realizado, foram expostos 350 veículos e arrecadados 750 kg de alimentos para instituições de caridade do município. Também haverá a feira de souvenir, para colecionadores de miniaturas de veículos, além da presença de carros históricos como Fusca, Fiat 147, Mustang, ônibus, caminhão, Fordinho, Maverick.

Serviço:

16° Encontro de Carros Antigos

Endereço: avenida Bom Clima, n° 91, Jardim Bom Clima.

Data: Domingo (08)

Horário: das 8h às 15h

Lançamento da Gru Sinfônica no Bosque Maia

Endereço: avenida Paulo Faccini, s/n, Maia

Data: domingo (08)

Horário: 20h

- PUBLICIDADE -