Aeroporto de Guarulhos registra 45 quedas de balão neste ano, diz concessionária

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Somente neste ano no Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, foram registradas 45 quedas de balões, segundo dados da concessionária responsável pela administração do aeroporto, o GRU Airport, alegando em nota enviada ao HOJE que no mês passado não houve registro de nenhuma queda na área do sítio aeroportuário.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra a queda de um balão em aeronave da companhia aérea Latam Airlines Brasil, que estava parada na pista do aeroporto. A concessionária confirmou a queda do objeto e informou que o caso ocorreu na manhã de domingo (08), por volta das 7h30, em uma aeronave Latam, prefixo PRXTE-A359.

“O artefato não provocou qualquer interferência ou atraso nas operações. Tão logo ele adentrou a região do sítio aeroportuário, foi identificado e, imediatamente recolhido e apagado por equipes da concessionária após a queda”, informou o GRU Airport, destacando que não houve impacto nas operações do aeroporto.

A Latam esclareceu que o incidente não impactou a sua operação no aeroporto durante o domingo. “A companhia reforça que a segurança é um valor imprescindível e que a presença de balões em áreas próximas a aeroportos pode provocar fechamento de pista, cancelamentos e atrasos de voos, que atrapalham as operações e o dia a dia dos passageiros”.

No mês de outubro deste ano, a queda de um balão na pista auxiliar, em frente à Base Aérea de São Paulo, próximo a pista principal de pousos e decolagens, chegou a interromper as operações de decolagens e aterrissagens de aviões por cinco minutos, porém, nenhum voo chegou a ser cancelado. Somente no ano passado, houve 73 registros de balões que interferiram na operação de pouso e decolagem, porém, sem causar danos.

Foto: Reprodução