Guarulhos supera meta em compras de produtos da agricultura familiar

- PUBLICIDADE -

Em 2019 a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Educação, superou a meta estipulada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, utilizados para merenda escolar na rede municipal. Foram investidos R$ 4.001.326,20, o que representa 41% do total das verbas repassadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A lei determina que os municípios apliquem ao menos 30% dos recursos repassados em compras de produtos da agricultura familiar. A Secretaria de Educação tem priorizado esse tipo de alimento, aliando merenda mais saudável e fomento ao desenvolvimento econômico local.

Dentre os alimentos oferecidos por meio de contratação de empresas da agricultura familiar estão filé de tilápia, carne moída, suco de uva integral, barra de cereais, atomatados, queijo tipo muçarela em palito, carne de aves e solução esterilizante de alta capacidade para frutas, verduras e legumes.

Em média foram beneficiadas pela agricultura familiar aproximadamente 200 pequenas famílias de agricultores cooperados. “A agricultura familiar está cada vez mais profissionalizada e organizada, inclusive atendendo as escolas da rede municipal ponto a ponto, apresentando seus produtos com qualidade nutricional em pé de igualdade com grandes marcas do mercado. Além de ser um programa de alimentação, é também um programa de saúde pública e social que beneficia pequenas famílias”, explicou o diretor do Departamento de Alimentação e Suprimentos da Educação (Dase), Jaime Daniel Pereira de Morais.

A rede municipal de educação oferece 14 itens de proteínas e 41 de hortifrúti, visando sempre ao combate ao desperdício de alimentos nas unidades. Atualmente são mais de 4,8 milhões de refeições servidas ao mês.

Ações que visam a melhorias

Guarulhos está entre as dez melhores cidades do Estado de São Paulo no quesito merenda escolar. Para o prefeito Guti a alimentação escolar é a porta de entrada para que os alunos desenvolvam o raciocínio e a parte cognitiva. “A criança pode ter o melhor professor do mundo, mas é necessário que ela tenha uma alimentação de qualidade para que se desenvolva adequadamente”, destacou o prefeito.

No segundo semestre de 2019 a formação técnica de cozinheiros realizada pelo Dase reuniu cerca de 900 profissionais das escolas da rede municipal e entidades parceiras. Em outubro Guarulhos sediou o 1° Encontro Nacional de Conselhos de Alimentação Escolar, com a participação dos integrantes de diversas cidades brasileiras na área da alimentação escolar, que buscam melhorias na qualidade da merenda.

Em novembro, as unidades escolares vistoriadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) foram bem avaliadas pela fiscalização. As EPGs Elis Regina, Paulo Autran, Procópio Ferreira e Vereador Faustino Ramalho tiveram suas instalações consideradas apropriadas para o preparo dos alimentos.

- PUBLICIDADE -