Pró-Sangue necessita de doadores para recompor estoque neste início de ano

- PUBLICIDADE -

Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado, busca doações para recompor o estoque e oferecer ajuda quem precisa, principalmente o tipo O- e B-, todos em estado crítico no início deste ano (O+ e A- estão em estado de alerta). Vale destacar que o sangue é fornecido para mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Governo de São Paulo.

É importante realizar a doação de segunda a sexta-feira, quando o tempo de atendimento fica menor. Os interessados podem conferir o horário de funcionamento dos postos de coleta da instituição pela internet.

“Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos [para menores, consultar site da Pró-Sangue], pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato”, explica o diretor-presidente da Fundação, Vanderson Rocha.

“Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, doze horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente”, completa.

Os pré-requisitos de doação estão disponíveis no site da Fundação. “É muito importante que as pessoas que chegam para doar sangue estejam cientes dos impedimentos temporários e definitivos”, enfatiza a médica hometerapeuta da Fundação Pró-Sangue, Sandra Esposti.

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -