Feira Permanente de Artes & Cultura de Guarulhos oferece artigos exclusivos


Criatividade artesanal, talento e preços convidativos. Quem passa pelo calçadão da rua Felício Marcondes, no centro da cidade, já criou o hábito de conferir as novidades que os artesãos guarulhenses oferecem na Feira Permanente de Artes & Cultura de Guarulhos. Toda quinta, sexta e sábado, das 9h às 17h, a tradicional feira toma conta do espaço, surpreendendo quem está em busca de presentes exclusivos.

Bolsas de couro, artigos em tricô e crochê, costura criativa, pirogravura, decoupagem, entalhe, tear. Ao todo, mais de 30 artistas encontram na arte do trabalho manual muito mais do que a necessária geração de renda, mas também uma forma de relacionar a matéria-prima e o produto final com os princípios da cultura popular.

Um exemplo é Antonio Carlos de Oliveira da Silva, de 59 anos, conhecido entre os artistas como Tony. O artesão trabalha com pirogravura em madeira, criando capas de cadernos e quadros com símbolos ou imagens de pessoas. “Lixar, recortar e preparar a madeira, perfurar, dar o acabamento, tudo isso faz parte desse trabalho feito com as mãos. Se no início nossos antepassados indígenas usavam o fogo para imprimir cor à madeira, hoje dispomos da tecnologia em favor do artesanato, que faz com que os trabalhos fiquem ainda mais bonitos”, explica Tony, contando que atua na Feira Permanente de Artes & Cultura há quase 25 anos. Para conhecer mais sobre seu trabalho acesse https://m.facebook.com/tony.oliveira.5895.

A artesã Lígia Bayer, de 40 anos, e seu marido Arylson Bayer, 45, trabalham com artigos em crochê, couro e macramê. Professora, ela conta que começou a comercializar seu trabalho há cerca de um ano, incentivada pelos elogios de amigos e parentes, e pelo desejo de realização pessoal. “As pessoas gostam muito e sabem que pagam um valor justo por artigos diferenciados, modernos e com grande qualidade”.

Lígia, que expõe seus trabalhos na Feira Permanente de Artes & Cultura desde o final do ano passado, ficou satisfeita com as vendas de final de ano. “Recebemos retornos positivos também de homens e rapazes em busca de presentes de Natal para suas mães, namoradas e esposas”, vibra. A artista também expõe seus trabalhos no Instagram: @donalikacrochet.

Inúmeros artistas já passaram pela Feira Permanente de Artes & Cultura desde que ela foi criada, em 1989, pelo decreto municipal 22.348. Dentre elas, José Ricardo Fernandes Silva, 50, que expõe seus trabalhos feitos com pirogravura em madeira desde 1994. “Eu desenho desde criança. Já trabalhei como mecânico e em indústria de sapato, e só depois tomei gosto por trabalhar com artesanato. Estou muito feliz pela profissão ter sido regulamentada”, conta Ricardo.

Em 2015, o governo federal sancionou a lei 13.180, que estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão e institui a carteira profissional para a categoria. Em Guarulhos, o decreto 34.516, de 26 de outubro de 2017, dispõe sobre a Regulamentação da Política Municipal de Fomento à Economia Solidária. Assim, por meio da Feira da Economia Solidária, programa da Secretaria do Trabalho, e da Feira Permanente de Artes & Cultura, a Prefeitura de Guarulhos possibilita que os artistas exponham e comercializem seus produtos em diversos espaços.

Diariamente, estima-se que mais de 50 mil pessoas das classes C e D circulem pelo centro da cidade. De acordo com o secretário de Cultura, Vitor Souza, as feiras de artesanato e economia solidária do município impactam não apenas o desenvolvimento econômico da cidade. “O artesanato representa a identidade de uma cidade. Além de incentivar a Cultura Popular, quem compra artesanato contribui com a criação de postos de trabalho, geração de renda e fomento à economia criativa, que tem como um de seus pilares a arte a partir do ideal de transformar criatividade em resultado”, afirma.

Em datas comemorativas a feira acontece em dias diferenciados. Para saber mais sobre as datas da feira e a programação cultural da cidade acesse www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Serviço

Feira Permanente de Artes & Cultura de Guarulhos

Datas: Quintas, sextas e sábados, das 9h às 17h

Local: calçadão da Rua Felício Marcondes, Centro

- PUBLICIDADE -