Guarulhos tem mais de 6 mil crianças que aguardam por vaga em creche municipal

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Mesmo com esse inicio do ano com seis novas creches, a administração municipal ainda não conseguiu sanar o problema e 6.369 mil crianças aguardam na lista de espera por uma vaga na creche em Guarulhos, segundo dados da prefeitura computados até o dia 29 do mês passado. A unidade com maior número de crianças na lista de espera é a Escola da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Álvaro Mesquita, localizada no bairro do Jardim Bananal, com um total de 410 alunos.

Atualmente são 63 escolas da prefeitura com creche, além de 86 creches parceiras. Questionada sobre as inaugurações recentemente de novas unidades escolares, e também sobre redução no número de crianças na lista, o atual governo informou que a lista apresentou uma queda de 740 crianças em comparação com o primeiro mês do ano passado.

Nas creches municipais, Guarulhos tem atualmente 26.471 mil crianças matriculadas. Apesar da lista espera que é grande, o número vem diminuindo e segundo a administração municipal, no ano de 2018 eram 9.369 mil alunos, enquanto em 2019, o número passou para 7.109 mil. Atualmente, quatro creches ainda se encontram em construção, porém, a prefeitura não informou sobre um possível prazo de entrega nessas obras.

Sobre a obra parada da creche do Parque Cecap, localizada entre as ruas Bela Vista de Goiás e Alameda das Magnólias, a administração municipal apenas informou que o processo licitatório está em trâmite. O local já se tornou ponto de crimes, já que além de usuários de drogas, também já foi encontrado o corpo de mulher carbonizado no ano passado.

A prefeitura afirmou que já foi pago R$ 7. 177.090,46 milhões na obra, e que o orçamento estimado para a retomada e conclusão é de R$ 5.598.149,90 milhões. O governo já afirmou que a estrutura existente será reaproveitada e quando concluída, terá capacidade para atender até 690 crianças em idade de creche e pré-escola.

- PUBLICIDADE -