Mais de 140 mil alunos da rede estadual de Guarulhos voltam às aulas na próxima segunda-feira

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Nesta segunda-feira (03), 144 mil alunos voltam às aulas na rede estadual em Guarulhos, segundo dados da Secretaria de Educação do estado de São Paulo (Seduc). O município conta com 172 escolas, além de 7.500 professores. A escola com maior número de alunos matriculados é a Escola Estadual Professora Zilda Romeiro Pinto Moreira da Silva, localizada no bairro do Jardim Presidente Dutra, com 1.957 estudantes.

Já a escola com menor número de alunos matriculados é a Escola Estadual Seraphina Renzi Martello, localizada na Estrada Guarulhos-Nazaré, no bairro Capelinha, com apenas 158 alunos.”Neste ano, o município de Guarulhos deve receber aproximadamente 670 alunos estrangeiros de diferentes países como Argentina, Haiti, Itália e Marrocos”, informou em nota a Seduc.

O ano letivo na rede estadual será diferente neste ano, pois, haverá um breve período de recesso escolar no fim do primeiro bimestre, entre os dias 20 a 24 de abril, além do período de férias, que continua no fim do segundo bimestre, nos dias 10 a 26 de julho. O segundo recesso será no mês de outubro, no período entre 13 e 16, além do encerramento do ano letivo, que irá ocorrer em 23 de dezembro.

A partir deste ano, o Programa de Ensino Integral (PEI), passa a contar contará com mais 247 escolas em todo o estado. Segundo a Seduc, na região Metropolitana de São Paulo são 575 escolas que iniciam as atividades nesta segunda-feira, além de um total de 466.485 mil alunos, além da introdução de novas disciplinas.

Entre as novidades, está o Programa Inova Educaão, que irá introduzir a disciplina Projeto de Vida, Tecnologia e Inovação. “Para acomodar as novas aulas os estudantes ganharão uma aula a mais e um aumento na carga horária de 15 minutos por dia. Serão sete aulas diárias de 45 minutos cada, ao invés de seis como era no ano passado. Todas as disciplinas regulares ficam mantidas”, destacou a secretaria, alegando que os estudantes do período matutino passam a sair da unidade escolar às 12h35 e não mais às 12h20. Já no período vespertino, as saída será às 18h35 e não às 18h20.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -