Antônio Boaventura
[email protected]

Em uma iniciativa inédita no Brasil, Guarulhos anuncia a implantação do primeiro Centro de Triagem para combate ao Covid-19. A inauguração de mais este equipamento de saúde no município está previsto para a próxima sexta-feira (27). De acordo com o prefeito Guti (PSB), a estrutura, que está sendo construída na área que abriga o Clube do Cecap, localizado no bairro Parque Cecap, deve custar aos cofres públicos o montante aproximado de R$ 4 milhões.

“Desta forma, conseguiremos isolar nossas UBSs e UPAs, impedimento que pacientes contaminados tenham contato com pacientes que buscam as unidades por outros motivos e acabam se expondo a riscos desnecessários. Estamos buscando formas de evitar a proliferação do coronavírus em nosso município”, declarou o prefeito Guti.

O chefe do Poder Executivo também ressaltou que o Centro de Triagem com atendimento disponível no modelo drive trhu irá funcionar 24 horas por dia com 24 médicos divididos em atividades a cada 12 horas. Ou seja, 12 médicos em turno de 12 horas. A localização do hospital de campanha se deve ao fato de estar próximo do Hospital Geral de Guarulhos (HGG), referência na cidade para o tratamento dos infectados pelo vírus.

“Esse é mais um equipamento e instrumento assistencial. O grande lance é que as pessoas evitem o contato social. Serão 12 médicos por 12 horas e funcionará 24 horas. Aqui, eles irão sempre medir temperatura e verificar se as pessoas estão com tosse, desconforto respiratório e febre alta. Procure não pra ir ao hospital com uma simples gripe, até por que isso pode fazer você adquirir o Coronavírus”, ressaltou José Mário, secretário de Saúde.

Serão atendidos seis carros de forma simultânea sem que seus ocupantes possam deixar o veículo, além de atender também aqueles que se deslocarem até o local a pé. Segundo José Mario, os testes enviados ao Instituto Adolfo Lutz, localizado na Capital, estão demorando quase 3 semanas para obtenção do resultado.

“A triagem será realizada dentro do carro e vão ver se a pessoa possa estar contaminada para evitar que as pessoas tenham exposição desnecessária. Os pedestres também serão atendidos. Teremos tomografia e quero deixar claro que é um centro de combate ao Coronavírus. Nós estamos com uma pandemia que está matando muita gente”, encerrou o prefeito Guti.

- PUBLICIDADE -