Da Redação
[email protected]

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, visitou na noite deste domingo (22), 38 novos leitos de UTI do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) totalmente equipados para receber pacientes com a Covid-19.

Localizados no décimo primeiro andar do Instituto Central, as unidades estão em fase final de calibragem de equipamentos – e de contratação de pessoal – e poderão receber pacientes a partir dos próximos dias. Apenas neste andar são 75 leitos destinados ao combate do coronavírus.

“Com a entrega de hoje, os 200 novos leitos de UTI já estarão funcionando a partir da próxima sexta-feira, dia 27 de março. Depois poderemos ter ainda mais 50 a 100 novos leitos de UTI aqui no Hospital das Clínicas”, disse o Governador .

Os novos leitos serão oferecidos à população por meio de um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde. As unidades fazem parte da nova UTI do hospital, que já possui 37 leitos em funcionamento e que já começaram a receber pacientes em decorrência da pandemia.

A UTI possui leitos com isolamento de contato e respiratório com pressão negativa, suporte ventilatório de última geração, técnicas de cuidados para pacientes críticos e dependentes de múltiplas especialidades. Todos os pacientes deverão ser encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde. É preciso reforçar a orientação para que a população não procure diretamente o Hospital das Clínicas da FMUSP, uma unidade de alta complexidade.

As pessoas devem procurar, em caso de necessidade, as unidades básicas de saúde próximas de suas casas. Em caso de necessidade elas serão encaminhadas para o Hospital das Clínicas. “É fundamental podermos contar com a excelência deste hospital para o enfrentamento dessa crise”, disse João Doria.

“A Secretaria de Estado da Saúde está dando todo o apoio com equipamentos e contratação de pessoal para que essas novas unidades ofereçam o melhor para nossa população”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Desde janeiro, o Hospital das Clínicas da FMUSP colocou em ação seu comitê de crise para se preparar para a chegada de pacientes graves que precisarem de atendimento nas UTIs do hospital em decorrência do novo coronavírus.

- PUBLICIDADE -