Covid-19: EDP faz doação de respiradores para leitos de hospitais estaduais de Guarulhos

O Hospital Geral de Guarulhos (HGG) irá receber da EDP 10 leitos - Crédito: Ivanildo Porto

Da Redação
[email protected]

A EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, doou R$ 6 milhões à organização social Comunitas para a compra de respiradores hospitalares. Com esta iniciativa, só a EDP será a responsável pela oferta de 25% de todos os respiradores necessários para atender os leitos das UTIs dos hospitais públicos do estado de São Paulo, o mais atingido pela crise do Coronavírus, nesta primeira fase de reforço. Em Guarulhos (SP), os hospitais estaduais Padre Bento e Geral de Guarulhos (HGG) serão contemplados com respiradores.

Os respiradores artificiais são equipamentos essenciais para a sobrevivência e recuperação de pacientes graves da Covid-19. Esses instrumentos serão encaminhados a hospitais públicos indicados pelo governo do Estado de São Paulo, com intuito de auxiliar a gestão pública no controle da pandemia. O Hospital Geral de Guarulhos será beneficiado com 10 aparelhos por esta iniciativa.

No total, a campanha da Comunitas arrecadou R$ 23,4 milhões com a ajuda de 150 empresas. O montante doado pela EDP, o maior entre as organizações participantes desta ação, permitiu à entidade atingir sua meta de levantamento de recursos, possibilitando a compra conjunta de 345 respiradores.

“A gravidade do momento que vivemos exige da iniciativa privada uma postura de cooperação com os esforços governamentais e sociais no combate ao novo Coronavírus. O reforço da capacidade de respiradores nas UTIs de São Paulo é, sem dúvida, uma medida prudente para o enfrentamento desta pandemia numa das maiores áreas metropolitanas da América do Sul”, afirma Miguel Setas, presidente da EDP no Brasil.

A iniciativa da multinacional no País se soma aos esforços feitos pela matriz em Portugal. Na semana passada, a EDP anunciou a doação de 50 respiradores, 200 monitores e equipamentos médicos a hospitais portugueses. A ação foi realizada em conjunto com a China Three Gorges (CTG).

- PUBLICIDADE -