IDGT melhora a qualidade do atendimento e a estrutura do Hospital Pimentas-Bonsucesso

Em apenas 60 dias, contabilizados a partir de 1º de fevereiro, o Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social (IDGT), melhorou a qualidade do atendimento no Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso, beneficiando pacientes e funcionários.

As melhorias foram em diversas áreas. Com apoio da Prefeitura de Guarulhos, o IDGT em novos equipamentos e na manutenção dos já existentes. E os resultados já começam a aparecer. Voltaram ao pleno funcionamento o raio X, o mamógrafo e o tomógrafo. As imagens estão sendo geradas digitalmente, por meio do PACs (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens), agilizando a visualização desses exames. As cópias impressas continuam sendo feitas.

A Gerência de Operações ainda conseguiu repor para uso quatro cardioversores, quatro respiradores e quatro monitores multiparâmetros.

O Hospital Pimentas-Bonsucesso criou um protocolo para atendimento de casos suspeitos do coronavírus (Covid-19) e estabeleceu planos de contenção para todas as áreas do hospital. Atualmente, há 17 leitos de UTI com respiradores preparados para receber pacientes infectados. Além disso, existe um diálogo permanente entre a prefeitura e a administração do HMPB para que a população possa ser atendida da maneira mais adequada.

O IDGT também tem investido na contratação de profissionais para garantir atendimento mais dinâmico e eficiente à população. Já foram colocados novos médicos na pediatria, ortopedia, clínica médica, por exemplo, e no tratamento da Covid-19.

Para oferecer mais conforto aos pacientes, o IDGT locou novas peças para o enxoval do HMPB. Foram disponibilizados 200 lençóis de maca, 300 camisolas, 300 toalhas de banho, 500 lençóis de cama e 50 cobertores para recém-nascidos.

Além disso, o instituto implantou o serviço de hotelaria, com equipes especializadas executando a limpeza dos leitos e a colocação de enxovais higienizados. Para este serviço foram contratados 14 colaboradores.

COLABORES MAIS VALORIZADOS

Já para aperfeiçoar o controle de acesso ao hospital, o instituto manteve o quadro de funcionários e contratou mais 12 colaboradores que estão atuando em postos 24 horas e dois em postos de 12 horas. Também está em estudo a renovação da tecnologia para o monitoramento eletrônico e controle de acesso de várias áreas de HMPB.

O bom andamento de uma unidade de saúde passa ainda pelo abastecimento regular de insumos, medicamentos e materiais médicos. Hoje, este fluxo está regularizado.

A alimentação oferecida a funcionários e pacientes também foi reforçada. Hoje, são servidas quatro refeições diariamente (café da manhã, almoço, jantar e ceia). Além disso, o cardápio foi aperfeiçoado às necessidades nutricionais e agora conta com variedade em proteínas, vegetais e grãos.

O instituto passou a entregar cestas básicas de melhor qualidade e com mais itens na casa dos colaboradores. Antes, elas precisavam ser retiradas no centro de distribuição. A manutenção preventiva e corretiva do hospital, que vem sendo feita diariamente por equipes especializadas, é mais um ponto que recebe atenção total do IDGT. Os elevadores também estão sendo tratados com o mesmo cuidado e, em breve, neles serão implantados teclados antivandalismo.

Entre as muitas melhorias estão a implantação e o desenvolvimento do protocolo e sistema de classificação de risco e a eleição da CIPA 2020. Já na parte de humanização, uma das novidades foi a criação dos “Aniversariantes do Mês”, com o tradicional “Parabéns a você” e um bolo para os colaboradores.

Funcionários valorizados e humanizados no dia a dia do HMPB