Os adultos têm feito diversas lives nas
redes sociais para falar sobre como se sentem em relação à quarentena durante a
pandemia do novo coronavírus. Mas como as crianças estão se sentindo com a
covid-19?
Meninas e meninos brasileiros foram convidados
pelo Unicef a expressarem seus sentimentos na quarentena durante a pandemia do
novo coronavírus. A campanha “Sentimentos no Papel”, lançada nesta
quarta-feira, 22, incentiva famílias a ouvir as crianças e postar seus
desenhos.
Por meio de desenhos, os pequenos contam que
sentem falta da escola, mostram que o novo coronavírus as assusta, mas também
trazem mensagens de esperança.
“O novo coronavírus mudou a rotina das
famílias e das crianças, impactando muito seu cotidiano. Neste momento, é
fundamental acolhê-las e criar um ambiente em que elas possam expressar seus
sentimentos. A campanha surge com este objetivo: estimular as crianças a contar
como estão se sentindo por meio de desenhos”, explica Michael Klaus, chefe
de Comunicação e Parcerias do Unicef no Brasil.
Lucas Fontoura, de nove anos, morador de Manaus,
Amazonas, colocou no papel os diferentes sentimentos que fazem parte de seu dia
a dia agora. “Eu tenho várias emoções. É muito confuso. Num dia eu estou
triste porque não posso sair de casa, não posso ver meus amigos. Noutro dia
estou feliz porque aprendi uma coisa nova. Depois eu fico triste de novo porque
penso que pode morrer alguém próximo de mim”, explica o menino.
“Eu sinto saudade de abraçar e beijar minha
vó, meu vô, minha mãe”, conta Alessandra Albuquerque, 11 anos, de
Fortaleza, no Ceará. “Eu desenhei a minha família brincando de massinha e
corações porque eu tô gostando. A gente tá dentro de casa porque não pode
sair”, diz Sofia Baldinato, cinco anos, de Carapicuíba, na Grande São
Paulo.
Para participar da campanha, pais, mães e
responsáveis devem abrir esse espaço de diálogo com seus filhos e filhas,
organizando um ambiente acolhedor, em que a criança possa desenhar e falar
sobre como se sente. Em seguida, os adultos podem usar o stories do Instagram,
postando a foto do desenho, uma fala da criança ou um vídeo dela explicando o
desenho, acompanhado da hashtag #sentimentosnopapel e marcando o perfil do
Unicef Brasil.
As imagens serão selecionadas e parte delas será
divulgada nas redes sociais do Unicef no Brasil, contribuindo para dar
visibilidade aos sentimentos de cada criança, em tempos de coronavírus.