Guarulhos implanta dois novos equipamentos para pessoas em situação de rua

Foto: Marcio Lino/PMG
- PUBLICIDADE -

Preocupada com a pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Guarulhos implantou dois novos equipamentos voltados às pessoas em situação de rua: o Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino Centro e o Se-Pop (Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua), localizados um ao lado do outro na rua Francisco de Paula Santana, 44, Vila das Palmeiras, na região central. Em funcionamento desde o último dia 13, os serviços contam com um diferencial: possuem espaço para estacionar a carroça e baias para cães. Os locais são de execução indireta e sob responsabilidade do Núcleo Batuíra – Serviço de Promoção da Família.

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, abordou a importância da entrega dos equipamentos. “Eles seguem modelos de acolhimento nunca antes vistos no município. Destaco que contam com espaço reservado para que os assistidos em situação de rua possam levar seus cães e os que fazem reciclagem possam levar sua carrocinha. Essas eram queixas que sempre fizeram e por isso não iam aos acolhimentos. Guarulhos está implantando equipamentos modelo já com os serviços reordenados depois de passar por muitas administrações que nunca pensaram num espaço para acolher o cão, o amigo de todos os dias, e assegurar o meio de trabalho dessas pessoas, a carrocinha. Agora estamos com uma política de assistência social valorizando a pessoa, mostrando que temos que zelar pelas pessoas em extrema vulnerabilidade”, afirmou o gestor.

Equipamentos

O Serviço de Acolhimento oferece 45 vagas num espaço que conta com quatro quartos com beliches e armários, dez banheiros, lavabo com três pias, cozinha, dez baias para cães, refeitório, sala de TV, sala para atendimento dentário, sala de técnicos, sala de medicamentos, sala de material de limpeza, lavanderia, espaço para secagem de roupas com varal e espaço externo para atividades. Funciona 24 horas, todos os dias, e disponibiliza quatro refeições no local (café da manhã, almoço, ceia e janta).

Já o Se-Pop tem capacidade para atender 80 pessoas e possui espaço compartilhado com o Serviço de Acolhimento, de forma que o usuário poderá guardar a carroça, usar a baia para cães, lavar sua roupa e tomar banho. No local são disponibilizados café da manhã e atendimento socioassistencial. O Se-Pop funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Serviço

– Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Centro

Funcionamento: 24 horas, todos os dias

– Se-Pop Centro

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Endereço dos dois equipamentos: rua Francisco de Paula Santana, 44, Vila das Palmeiras

- PUBLICIDADE -