Campinas retomará atividades do comércio na segunda-feira (4)

Foto: Reprodução

Em Campinas, interior de São Paulo, o prefeito Jonas Donizette (PSB), quer antecipar o fim da quarentena decretada no Estado de São Paulo, em decorrência da pandemia do coronavírus. Nesta segunda-feira, 27, ele apresenta um plano de retomada gradual das atividades na cidade, que iniciaria na próxima segunda-feira, uma semana antes do prazo estabelecido pelo governador, João Dória (PSDB).

“Não vou afrontar o governador. Campinas é uma cidade diferente. Estamos seguros do que estamos fazendo”, afirmou o prefeito, em apresentação do plano, que acontece nesta tarde, via redes sociais.

Com 274 casos confirmados da covid-19 e 13 mortes, Campinas é sede de um dos hospitais de referência do interior para atendimento de casos graves da doença, o Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp.

Sem sobrecarga ainda na rede de saúde, o prefeito anunciou nesta tarde as medidas e o escalonamento proposto para abertura de shoppings, lojas do comércio e outros estabelecimentos, com regras de segurança, como limitação de pessoas, cobrança de uso de máscaras, afastamento, entre outras. A medida precisa ser aprovada pela Secretaria Estadual de Saúde, que recebeu o plano

São três etapas de retomada das atividades e estabelece as regras para o funcionamento dos serviços que voltarem a abrir as portas. A partir de segunda-feira, será permitida a reabertura do comércio de baixa aglomeração, como varejistas, escritórios, restaurantes, salão de cabeleireiro, academias, templos religiosos, entre outras. Shoppings, cinemas e outras atividades abririam na segunda etapa, se não houver aumento de casos. Na terceira etapa está prevista retomada das aulas, funcionamento de creches, cirurgias eletivas.

Segundo o prefeito, o plano foi aprovado pelo Comitê do Covid-19 do município e será publicado no Diário Oficial. Para ele, a cidade tem um cenário controlado e capacidade na rede para atender os casos da covid-19. O anúncio foi feito junto com o secretário de Saúde, Cármino de Souza, e com a diretora de Vigilância em Saúde, Andréa Von Zuben. “Temos condição de fazer essa abertura mais cedo”, afirmou o prefeito.

- PUBLICIDADE -