Covid-19: Uber anuncia viagens gratuitas para apoiar doação de sangue em Guarulhos (SP)


Da Redação
[email protected]

A Uber inicia nesta quarta-feira (06) uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo para apoiar bancos de sangue no enfrentamento à pandemia de coronavírus (COVID-19). A empresa vai custear a viagem de doadores que queiram se deslocar para locais de coleta na capital e região metropolitana de São Paulo. Em Guarulhos (SP), a doação será realizada no hospital Stella Maris.

A medida tem como objetivo contribuir para fortalecer as medidas da Secretaria de Estado da Saúde focadas no enfrentamento à pandemia de coronavírus (Covid-19), que impacta diretamente o SUS em SP. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, a iniciativa ajuda na manutenção dos estoques, além de oferecer segurança aos doadores.

“Pedimos às pessoas para que doem sangue sempre que puderem, especialmente neste momento. A doação é segura e fundamental para ajudar a salvar vidas. Os postos de coleta seguem todas as normas sanitárias e não oferecem riscos”, disse Germann.

Um código promocional específico dará viagens gratuitas de ida e volta aos doadores, de até R$ 30 para cada trecho. O código precisa ser adicionado no aplicativo da Uber antes das viagens. Foram destacados para a ação 4 bancos da Fundação Pró-Sangue e 2 da Colsan (Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue), localizados na capital e região metropolitana. Devido à pandemia, os hemocentros adotaram protocolos para reduzir aglomerações, então é necessário agendar previamente a doação.

A medida faz parte do compromisso anunciado pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, de fornecer em todo o mundo 10 milhões de viagens e entregas de alimentos gratuitas para profissionais de saúde, idosos e pessoas em necessidade durante a pandemia.

A parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Uber para orientar motoristas e usuários sobre medidas de prevenção ao novo coronavírus teve sua primeira ação em março, quando a Uber encaminhou aos motoristas e usuários cadastrados o material disponibilizado no site www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus, que é específico para orientar a população sobre o tema e enfrentar a disseminação de fake news.

Nele, é possível encontrar explicações gerais e materiais para download, incluindo um Guia de Prevenção e uma relação de dúvidas frequentes, além de cartazes, vídeos e áudios de entrevistas com especialistas. Os motoristas e usuários receberam, por exemplo, um vídeo contendo orientações com o infectologista David Uip, Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus.

Com este material em mãos, os motorista parceiros e usuários tiveram acesso a fonte oficiais sobre como agir para prevenir o Covid-19. Meta é aumentar estoques, especialmente dos tipos O negativo, A negativo e B negativo. Todo doador ajuda a salvar vidas, em especial aqueles com os tipos sanguíneos O negativo, A negativo e B negativo, cujos estoques costumam cair em períodos com menor comparecimento aos postos de coleta, como férias escolares e feriados prolongados.

Atualmente, esses três tipos estão em alerta nos postos da Fundação Pró-Sangue – Hemocentro de São Paulo, ou seja, os estoques são suficientes para menos de uma semana. Como medida preventiva e também para maior conforto do doador, é importante fazer agendamento prévio, pelo site: http://www.prosangue.sp.gov.br/doacao/agende.html.

Para doar, a pessoa deve estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização); pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado; estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação, e bebidas alcoólicas 12 horas antes); e apresentar documento original com foto recente.

As pessoas que apresentaram infecção pelo coronavírus são consideradas inaptas para doação por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa. Aqueles que tenham tido contato direto (domiciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados de contaminação por coronavírus devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue.

  • Posto Stella Maris
    R. Maria Cândida Pereira, 568 – Itapegica – Guarulhos
    De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h00
    Fechado aos sábados, domingos e feriados
  • Veja como ativar o código de desconto:
  1. No aplicativo da Uber, selecione a opção “Pagamento”;
  2. No item “Promoções”, selecione a opção “Adicionar código promocional”;
  3. Insira o código;
  4. Por último, clique em “Adicionar”; O código é válido para duas viagens de até R$ 30 cada, tendo o Hemocentro como origem ou destino, até sábado (09).
- PUBLICIDADE -