Dança e música de concerto são tema do Papo de Plateia desta semana

A relação entre dança e música de concerto é o tema do encontro desta quarta-feira (13), às 20h, do Papo de Plateia Live. Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura, o Papo de Plateia Live é transmitido pelas redes sociais das orquestras de Guarulhos no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g, no Facebook (https://www.facebook.com/ojmguarulhos/) e no Instagram (https://www.instagram.com/orquestra.em.casa/).

O encontro é mediado pelo maestro Emiliano Patarra, que nesta edição entrevista a dançarina e bailarina Aline Pascutti, violinista da ADDA Alicante, e o guarulhense Hélio Lima, coreógrafo e professor de dança.

Hélio Lima

Hélio Lima nasceu e reside em Guarulhos. Iniciou seus estudos em dança no ginásio João do Pulo com a professora Monica Hatimini, em aulas de jazz dance e ballet clássico, e estudou ainda na escola de dança Rita Camilo, na qual por um breve tempo aprendeu ballet clássico e dança moderna com o professor Vanderlei de Souza.

Participou de inúmeros festivais na cidade e em Minas Gerais, mudou-se para Campinas, onde foi estudar dança na Associação dos Benfeitores e Amigos Meninos Bailarinos Atores (Abamba) com o mestre Beto Regina. De volta a São Paulo, iniciou um projeto de dança na periferia do Sítio São Francisco, em Guarulhos, onde atende 180 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto, intitulado Sonhos Equilibristas, recebeu o prêmio IAM da Universidade Anhembi Morumbi e em seguida o prêmio Youth Action Net.

Aline Pascutti

Natural de São Paulo, Aline Pascutti iniciou seus estudos de violino aos oito anos de idade no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e licenciada em Música pela Universidade Metropolitana de Santos, é também mestre em performance musical na especialidade violino pelo Conservatorium Maastricht (Holanda).

Na área da dança, que começou a estudar também aos oito anos, experimentou diversos estilos, principalmente o clássico e o contemporâneo. Em São Paulo frequentou aulas, festivais e workshops em escolas como Pulsarte, Ballet Ismael Guiser, Studio 3 e Fundação das Artes de São Caetano. Como parte de seu mestrado em violino, elaborou uma pesquisa sobre as possibilidades cênicas da música instrumental, combinando as duas linguagens.

Os encontros

Marcado por grande descontração e compartilhamento de experiências, interação com os internautas e aperitivos musicais oferecidos durante o encontro, o Papo de Plateia Live tem convidado artistas ímpares desde que o programa teve início, em meados de abril. Além da participação dos músicos guarulhenses Leandro Isaac, Erick Venditte, Kléver Felício e o violeiro Seo Oliveira, o Papo de Plateia Live já contou com a presença dos músicos Sérgio Molina, Sidney Molina, Manuela Freua, Neymar Dias e Luís Otávio Santos. No último domingo (10), o Papo de Plateia Live apresentou especial do Dia das Mães com a musicista Gabriella Pace, a maestrina Natália Larangeira e a percussionista Marissa Pinheiro.

O Papo de Plateia Live apresenta músicos de diferentes segmentos, que durante o debate contribuem com suas experiências e colaboram, dessa forma, com a arte e a cultura neste período de distanciamento social como forma de combate ao coronavírus.

Serviço

Papo de Plateia Live, com Aline Pascutti e Hélio Lima

Data: quarta-feira, 13 de maio

Horário: 20h

Acesso pelas redes sociais das orquestras de Guarulhos:

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g

Facebook: https://www.facebook.com/ojmguarulhos

Instagram: https://www.instagram.com/orquestra.em.casa/