Centro de Combate ao Coronavírus completa dois meses com mais de 21 mil atendimentos

Foto: Márcio Lino /PMG

Nesta quarta-feira (27) o Centro de Combate ao Coronavírus de Guarulhos (3C-Gru) completa dois meses de funcionamento com 21.182 pessoas atendidas, sendo 11.166 consultas e acolhimentos e 10.016 triagens de pessoas com suspeita de Covid-19, as quais chegaram ao local a pé ou passaram pelo sistema drive-thru, com capacidade para atender até seis carros simultaneamente.

Enquanto a triagem é realizada das 7h às 19h, de segunda a domingo, o hospital de campanha que fica no mesmo complexo, atua 24 horas por dia, sete dias por semana, e conta com 70 leitos, sendo 14 de emergência com apoio de respiradores (UTI) para casos mais graves. Até o momento, 251 pessoas foram internadas no local, 152 receberam alta e lamentavelmente 34 evoluíram a óbito. Também foram realizados 18.765 exames laboratoriais.

Claudilene Germano Barbosa, Leninha, como gosta de ser chamada, teve a mãe, de 78 anos e o sobrinho, de 37, internados no 3C-Gru com suspeita da Covid-19. “Nós seguimos todas as orientações direitinho. ”Há um ano minha mãe sofreu um infarto, o Tiago é obeso e, assim como ela, hipertenso. Eu quem estava fazendo as compras para eles, inclusive fazendo toda a limpeza, mas provavelmente acabaram se infectando”, contou.  

Ao perceber que ambos não estavam muito bem, Leninha ligou para o Samu 192. “A médica me acalmou e ao avaliar os dois, disse que minha mãe estava com uma gripe forte, mas que o meu sobrinho tinha os sintomas da Covid-19”. Isso ocorreu na terça-feira (12). Com a piora do sobrinho três dias depois, o levaram para o 3C-Gru, onde ele e a avó ficaram internados. Tiago Isaque Rodrigues dos Santos recebeu alta na última sexta-feira (22), enquanto a avó Sebastiana Rodrigues da Silva pode ir para casa nesta quarta-feira (27).

Leninha conta que a sensação de ver os dois em casa é de gratidão e alívio. “Os médicos são maravilhosos, passam confiança, nos deixam seguros. Todos os dias um deles me ligava para me informar sobre o estado de saúde da minha mãe e sobrinho e eu percebia que mais do que os cuidados técnicos, havia atenção, humanidade, porque me contavam coisas sobre cada um deles, como as histórias que sei que minha mãe conta”, finalizou.

O Centro de Combate ao Coronavírus está localizado na avenida Odair Santaneli, 101 – Parque Cecap, próximo ao Hospital Geral de Guarulhos. Todas as pessoas que apresentarem febre, tosse, falta de ar e dor de garganta, além de perda de olfato e paladar, devem se dirigir ao local das 7h às 19h. Além disso, em Guarulhos há uma central telefônica para indicações médicas e psicológicas perante a crise do coronavírus. Basta ligar para o número 2475-8661, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.