Vacinação contra gripe e sarampo no drive-thru do Bosque Maia vai até o dia 24

- PUBLICIDADE -

A tenda que foi instalada em frente ao Bosque Maia em março pela Prefeitura de Guarulhos para a vacinação contra a gripe pelo sistema drive-thru, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, também será aproveitada para aplicar doses contra o sarampo até o dia 24 de julho. Nesta data será encerrada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e a tenda será desmontada. No entanto, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que teve início nesta quarta-feira (15), seguirá até o dia 31 de agosto em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A vacina contra a gripe está disponível para toda a população, mas é extremamente necessário que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, como crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e adultos de 55 a 59 anos que ainda não se vacinaram procurem uma UBS ou se dirijam ao drive-thru do Bosque Maia.

Já a dose contra o sarampo é destinada a pessoas de seis meses a 29 anos, mediante avaliação da carteirinha, e a todas as pessoas de 30 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado as doses anteriormente. A vacina é contraindicada a gestantes. O Ministério da Saúde recomenda que a mulher que planeja engravidar tome todas as doses da vacina antes, inclusive a SCR, contra sarampo, caxumba e rubéola para proteger a si mesma e a seu bebê.

Casos de sarampo em Guarulhos 

Desde o início de 2020 até o momento foram confirmados 34 casos de sarampo em Guarulhos, sendo que as três faixas etárias mais atingidas pela doença são as de 20 a 29 anos (com 13 casos), menores de um ano (10) e dos dez aos 19 anos (5). A transmissão do vírus ocorre de pessoa para pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. De acordo com o Ministério da Saúde a doença é tão contagiosa que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A vacina é a única forma de prevenção.

A dose contra o sarampo está disponível no Ambulatório da Criança e em todas as 69 Unidades Básicas de Saúde. Inclusive, três UBS da Região de Saúde III (São João/Bonsucesso) vacinarão pelo sistema drive-thru até o final da campanha, em 31 de agosto. São elas: Inocoop (rua Elias Dabarian, 278 – Parque Cumbica), Ponte Alta (rua São Paulo, s/n°) e Soberana (rua Jaboticabal, 393 – Cidade Soberana).

- PUBLICIDADE -