Primeiro dia de mutirão no CEU Continental faz mais de 2 mil testes para covid-19

Um total de 2.016 testes rápidos para o diagnóstico da covid-19 coletado com 328 resultados positivos (16,27%). Esse foi o saldo do primeiro dia do mutirão promovido no CEU Continental, nesta quinta-feira (15). Em agosto passado, no mesmo local foram realizados 4.108 exames semelhantes. A testagem prossegue nesta sexta-feira (16), no mesmo espaço, das 9h às 15h.

O mutirão de testes rápidos é destinado às pessoas assintomáticas (sem sintomas) e com idade superior a dois anos de idade. O atendimento é feito por meio da distribuição de senhas e, para participar, basta comparecer ao local munido de documento identidade e cartão SUS.

Dos 328 resultados positivos registrados nesta quinta-feira, 25 pessoas foram diagnosticadas com IgM reagente (vírus ativo no organismo, o que não significa, necessariamente, que o infectado irá desenvolver a doença, uma vez que na maioria dos casos não há o aparecimento de sintomas), 218 tiveram IgG positivo (contato mais antigo com o vírus) e em outras 85 o exame apontou a presença das duas imunoglobulinas (IgG e IgM), o que significa dizer que a infecção está em período de transição, ou seja, deixando de ser ativa.

O exame é feito através de uma picada no dedo e o resultado fica pronto em aproximadamente 40 minutos. Além de prosseguir com a testagem no CEU Continental nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde também irá promover mutirões nos dias 22 e 23, no CEU Bonsucesso, situado na avenida Paschoal Thomeo s/nº (Bonsucesso); e nos dias 29 e 30 de outubro, no CEU Paraíso/Alvorada, que fica na rua Dom Silvério, s/nº (Vila Paraíso). O horário é sempre o mesmo, ou seja, das 9h às 15h.