Educação: Diretoria Guarulhos Sul publica série de títulos que reúne astronomia e poesia


Da Redação
[email protected]

Na rede estadual de São Paulo há uma série de boas práticas e projetos que incentivam a leitura. A Diretoria de Ensino (DE) Guarulhos Sul, por exemplo, faz um trabalho que resultou na publicação de três livros, o quarto já está a caminho. Todos são sobre astronomia.

O responsável pelo projeto, chamado ‘Astronomia em Versos’, é o professor coordenador do núcleo pedagógico (PCNP) de geografia Flávio Borges do Nascimento. A ação é iniciada com uma formação em astronomia ministrada por ele aos professores da Diretoria de Ensino. Depois, com o suporte de Flávio, os docentes levam o conteúdo aprendido para os seus alunos em sala de aula.

O PCNP explica que construiu a proposta visando a melhoria do ensino público neste tema. “Após o curso tento averiguar a eficácia do aprendizado docente e os acompanho por um período, o objetivo é dar suporte no momento em que os docentes mais precisam, ou seja, o momento de lecionar o aprendizado adquirido.”

Posteriormente, os estudantes são convidados a produzir versos com a temática ligada à astronomia. Os versos e ilustrações então são transformados em livros e publicados. A edição mais recente, a terceira, foi feita em parceria com a Escola Estadual Louis Braille. As professoras responsáveis foram Antonia Roseneide, Michele Helena Faria, Raquel Maria que lecionam ciências da natureza.

“No primeiro momento os alunos não sabiam que os poemas iriam para um livro, no final da criação dos poemas, os reunimos na sala de vídeo e demos a notícia. Foi um dos momentos mais incríveis ver a emoção dos nossos alunos. Hoje, com o livro publicado, nos sentimos realizadas”, explicou Raquel.

O aluno Illison Borges Siqueira, que está no 9º ano do ensino fundamental, participou da publicação como ilustrador, e foi surpreendido ao ver que sua arte tinha sido escolhida para a capa do livro. “Foi uma grande surpresa para mim, não haviam me avisado que ela seria usada para a capa. Amo astronomia, o primeiro ano que realmente estudamos sobre o tema foi no 7º ano, com a professora Antonia de ciências. Na época até minha a festa de comemoração do meu aniversário sobre este tema porque eu me apaixonei por astronomia”, afirmou.

O material produzido pelos alunos contribuiu para o aprendizado e formação deles. “O livro pode ser usado em sala de aula, para trabalhar o próprio tema astronomia, já que os poemas contêm informações científicas”, explicou Michele. “Também podemos trabalhar em roda de leitura e apresentações com os alunos autores dos poemas, para incentivar os demais e mostrar que todos podem alcançar um objetivo”, complementou Antonia.

Um livro por ano – O projeto Astronomia em Versos tem o desafio de publicar um livro por ano. Nos lançamentos são realizadas tardes de autógrafos. O primeiro e segundo livro foram analisados e prefaciados pelo prof. Dr. Rodolfo Langhi da Unesp de Bauru. O terceiro publicado neste mês, foi prefaciado pelo Prof. Dr. Maurício Compiani da Unicamp. Já o quarto se encontra em produção, mesmo durante a pandemia.

- PUBLICIDADE -