Grande final do Concurso GruCordas acontece neste sábado

- PUBLICIDADE -

Os finalistas do GruCordas, o 1º Concurso de Cordas da cidade de Guarulhos, participam de espetáculo virtual com a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos neste sábado (07), às 20h. A grande final do concurso será transmitida ao vivo pelas redes sociais das orquestras da cidade no YouTube (www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g), no Facebook (https://www.facebook.com/gruojmg) e no Instagram (https://www.instagram.com/orquestrasdeguarulhos/).

Destinado a instrumentistas de cordas friccionadas, o GruCordas chega a sua etapa final com a participação de seis candidatos, que se destacaram por sua desenvoltura em instrumentos como violino, violoncelo e contrabaixo.

Os finalistas são Alexandre Pinatto de Moura, Bruno Wiliam dos Santos, Juan Rogers Rodrigues, Renato Ferreira, Riverton Vilela Alves e Wellington Rebouças.

Cheias de virtuosismo, as peças apresentadas pelos candidatos vão desde obras do Classicismo ao Romantismo, um breve recorte da magia de todo o Concurso que promete encantar o público que acompanha o concerto online de suas casas.

Vale lembrar que todas as eliminatórias do Concurso GruCordas aconteceram de modo digital. No espetáculo deste sábado, a banca examinadora do Concurso vai atuar de modo presencial para a seleção dos vencedores nas categorias Infantojuvenil e Nacional.

A banca examinadora do Concurso é composta pelos professores de cordas do Conservatório de Guarulhos, Renato Kutner, Ana Flávia Ferrão, Eduardo Maueski, Ronaldo Gama e Fábio Pelegatti, e o maestro Emmanuele Baldini, spalla da OSESP, e o violoncelista Ricardo Fukuda, professor da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Além de garantir a participação de talentos da cidade e também de artistas de outras regiões, o Concurso GruCordas tem como alguns de seus objetivos integrar e manter o diálogo de professores e alunos do Conservatório de Guarulhos com a comunidade musical do país, investindo em novos talentos de instrumentos de cordas.

Temporada 2020

O GruCordas, o 1º Concurso de Cordas da cidade de Guarulhos, integra a Temporada 2020 das orquestras, que foi completamente reformulada para atender aos protocolos sanitários de prevenção e combate à pandemia, com repertório elaborado para formações menores, com poucos instrumentistas.

Dessa forma, foi possível manter as quatro séries previstas anteriormente (Grandes Mestres, Novos Talentos e Descobertas, No Mundo da Ópera e Fronteiras), em meio a uma programação que estabelece rico diálogo entre a música orquestral e suas infinitas possibilidades de apreciação.

No dia 28 de novembro, a série No Mundo da Ópera destaca O Cônsul, ópera em três atos do ítalo-americano Giancarlo Menotti. Obra inédita no Brasil, sua apresentação será feita com formação reduzida, comportando apenas os solistas e com os cantores isolados, protegidos e afastados da orquestra. A Ópera O Cônsul substitui a Ópera Rusalka, op. 114, de Antonín Dvo?ák, transferida para a próxima temporada para celebrar os 180 anos do compositor tcheco.

Serviço:

Data: sábado (07), às 20h

Evento online:

YouTube www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g

Facebook: https://www.facebook.com/gruojmg/

Instagram: https://www.instagram.com/orquestrasdeguarulhos/

- PUBLICIDADE -