Guarulhos receberá reforço de 380 PMs para o primeiro turno das eleições 2020

Foto: Divulgação

O Comando de Policiamento de Área Metropolitana Sete (CPA/M-7), que abrange, além de Guarulhos, as cidades de Arujá, Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Santa Isabel, terá o reforço de 380 policiais militares que atuarão na segurança das eleições municipais no próximo domingo (15). A informação foi repassada nesta quinta-feira (12) durante entrevista exclusiva ao HOJE pelo comandante do CPA/M-7, coronel Marco Antonio de Oliveira Faria.

“A Polícia Militar irá apoiar o Poder Judiciário, atuando na segurança dos cartórios eleitorais, escolta e segurança das urnas eletrônicas e dos pen-drives onde constam os votos dos eleitores. Além do policiamento nos locais de votação”, explicou o comandante. Ele disse que cada local de votação terá, no mínimo, dois policiais militares. A Polícia Civil, por sua vez, estará responsável pela segurança dos juízes eleitorais.

A região do CPA/M-7 terá o reforço de 380 PMs, vindos das unidades administrativas da Polícia Militar sediadas na capital paulista e integrantes da Escola Superior de Soldados (ESSd) e Escola Superior de Sargentos (ESSgt). “Mas enfatizo: o policiamento de rotina em toda cidade não será prejudicado. Não misturamos as coisas. O serviço do dia a dia não foi alterado em nada’”, observou.

Em toda a região atendida pelo CPA/M-7 estarão mobilizados, em média, 700 policiais, que irão trabalhar em dois turnos. Nas cidades atendidas pelo comando, serão 526 locais de votação e 12 cartórios eleitorais. Em Guarulhos, são 244 locais e seis cartórios. A Guarda Civil Municipal (GCM) ficará responsável pela segurança de 66 locais de votação.

“Nosso trabalho, dentro do plano de segurança das eleições, teve início no dia 6 de novembro, com segurança nos cartórios e planejamentos”, observou o major PM Leandro Rogério Januário, chefe da Divisão Operacional do CPA/M-7.

Na visão do comandante Marco Antonio, as eleições em Guarulhos seguem com “tranquilidade aparente”. “Mas estaremos atentos a tudo e preparados para qualquer eventualidade. No dia das eleições (neste domingo, 15), estaremos nas ruas logo no início da manhã para garantirmos a segurança do eleitor e coibir a boca de urna”, afirmou.

No sábado (14), véspera do primeiro turno das eleições municipais, sob o comando do coronel Marco Antonio, será implantada nas dependências do CPA/M-7 a Sala de Situação, que irá monitorar o policiamento da região até o término da apuração. “Estaremos acompanhando todas as ocorrências em nossa região”, disse o chefe da Seção Operacional, capitão PM Hélio Rodrigues Filho. O setor de comunicação é de responsabilidade do capitão PM Vieira.