Em cerimônia restrita e online, Guti inicia novo mandato com muitos desafios e mudanças


O prefeito Guti participou da cerimônia de assunção de seu segundo mandato na tarde desta sexta-feira (1º), em cerimônia restrita e online no auditório do Paço Municipal, anunciando algumas mudanças em seu secretariado e expressando seu comprometimento com a missão, renovada pela população, de tornar Guarulhos uma cidade ainda melhor. Pela manhã ele tomou posse do cargo junto com os 34 vereadores na sede da Câmara Municipal.

Ao lado de seu vice e futuro secretário de Cultura, professor Jesus, Guti fez referência à posse atípica que teve de fazer, sem público e por meio de live no canal oficial da Prefeitura no Facebook, em razão da pandemia do Covid-19 que continua ainda muito presente neste ano que se inicia.

“Uma missão muito grande e árdua pela frente, mas muito gratificante. Temos de honrar a confiança depositada em mim e em minha equipe pela população. Como prefeito, sigo com dedicação 100% e vamos trabalhar, trabalhar muito para colocar a cidade nos trilhos e para que o cidadão tenha orgulho de Guarulhos. Mas para isso eu conto com o apoio irrestrito de minha família, fundamental para que eu me dedique totalmente”.

Na sequência, ele abordou a questão de mudanças em sua equipe. “Em relação à mudança no secretariado não tenho pressa.” Apenas adiantou que Jorge Taiar deixa o SDU e assume o SDCETI. Bruno Moreira Gersosimo será o novo titular da SDU, enquanto o vice professor Jesus fica responsável pela pasta de Cultura. Por sua vez, os secretários Americano (Governo) e Trevisan (Justiça), além do chefe de Gabinete Maurício Segantin, prosseguem no cargo.

Desafios

Em seu pronunciamento, o prefeito relembrou quando assumiu a Prefeitura em 2017, tendo que praticamente reconstruir a cidade, que acumulava uma dívida de cerca de R$ 7,4 bi, destacando o apoio da Câmara Municipal que foi fundamental para que parte da dívida fosse saldada. Para isso falou de diversas ações, com especial atenção à concessão do serviço de água e esgoto para a Sabesp, o que representou a eliminação de quase 50% da dívida. “Não só reduzimos a dívida herdada como com a concessão toda a população passou a ter água todos os dias em suas torneiras. Outro desafio próximo de ser vencido é o tratamento de esgoto que deve chegar a 60% neste final de 2021. Guarulhos tinha a marca vexatória de ser o maior poluidor do tiete e estamos acabando com isso”, enfatizou Guti.

O combate a enchentes foi outro tópico citado durante a live. Guti destacou que foi atrás de recursos federais e um grande investimento no sistema de macrodrenagem na extensão do rio Baquirivu que solucionará o problema na região de Cumbica e adjacências e que resultará num parque sete vezes maior que o Bosque Maia, se tornando em mais uma grande opção de lazer numa área tão carente.

Na área de Saúde, revelou projetos em andamento para melhorar a qualidade, como o novo hospital da criança, via PPP, a de equipar e dar uso a mais dois andares no Hospital Pimentas-Bonsucesso, além de buscando recursos do governo federal para o hospital da mulher. Estudo para contratar médicos e profissionais que está proibido neste ano pela Câmara.

Na questão da pandemia da Covid-19, Guti disse que a vacina não será politizada. “Independentemente de onde vier, o importante é que a vacina seja eficaz e funcione e nós vamos utilizar”. Relembrou ainda da implantação do hospital de campanha no Cecap que salvou muitas vidas, mas lamentou as mais de 1700 mortes que ocorreram ao longo do ano.

Guti esclareceu também sobre a PPP (parceria pública privada0 da Educação, que é voltada para a infraestrutura do sistema educacional. Ela irá ejetar recursos em pouco espaço de tempo para a construção de mais escolas e creches, e pelo menos mais cinco CEUs até o final desse mandato. Além disso, se mostrou feliz pelo Idep (índice de ensino) de Guarulhos ser maior que o da média nacional, mas diz querer mais. Lembrou que foram implantados três períodos na Educação e hoje são 8 mil crianças em período integral.

O prefeito finalizou o evento citando o seu compromisso com a população e relembrando suas últimas medidas, entre elas o congelamento das tarifas de ônibus pelo segundo ano consecutivo e a manutenção do valor do IPTU até 2024.

- PUBLICIDADE -