SESC VERÃO 2021, com tema ‘Cuidar faz bem’, ocorrerá com atividades on-line e presenciais


Os novos hábitos e relações entre as pessoas impostos em 2020, por conta da pandemia de covid-19, fizeram com que as questões ligadas aos cuidados com a saúde física, mental e social ganhassem ainda mais relevância no enfrentamento e adaptação a esta nova realidade.

Sob o tema “Cuidar faz Bem”, as 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo realizam, entre os dias 16 de janeiro e 14 de fevereiro, a 26ª edição do Sesc Verão. Esta edição propõe uma abordagem que pretende não se limitar à mensagem da importância dos benefícios da prática regular do esporte e da atividade física no cotidiano, como estratégia para a busca da qualidade de vida.  A Campanha pretende levar ao público conteúdos que sensibilizem as pessoas para além da prática do autocuidado e do cuidado com a própria saúde, ampliando este exercício para um olhar das relações com o outro e com o meio onde se vive, por onde se transita. 

Por conta da necessidade de distanciamento social e das orientações das autoridades sanitárias, pela primeira vez o projeto será realizado num formato híbrido, com prevalência da programação digital. As atividades presenciais terão como premissa a não exposição de qualquer participante a situações de risco de contágio do coronavírus, e poderão ser canceladas de acordo com o cenário que se apresentar nas datas de suas realizações.

Para o diretor regional do Sesc São PauloDanilo Santos de Miranda, “a saúde ficou em evidência, especialmente porque ela foi colocada em risco de uma forma como não se via há mais de 100 anos. A saúde foi atacada em suas dimensões física, mental e social. Esses três eixos, que formatam a definição de bem-estar consolidada pela Organização Mundial da Saúde desde sua origem na década de 1940, seguem como pilares sobre os quais se sustenta a utopia de uma vida com qualidade”.

Destaques Grande São Paulo – Na perspectiva do “Cuidar faz Bem”, a programação do Sesc Verão 2021 trará centenas de atividades voltadas para toda a família, reunindo aulas abertas, cursos, bate-papos e produções digitais. O público da capital e Grande São Paulo terá acesso a conteúdos com as participações de estrelas do esporte nacional, além de convidados de diversas áreas do conhecimento, não apenas ligados ao esporte e atividade física.

Dentre as atividades presenciais para público restrito, com transmissão simultânea pelas redes digitais do Sesc São Paulo, destaque para as aulas especiais de yoga, práticas corporais, alongamento, lutas e danças realizadas pelo Sesc Santo Amaro.

Já nos destaques da programação on-line estão as lives com o skatista Claudio Secco, com a participação de importantes nomes do esporte como Felipe NunesRui Moleque Ítalo Penarrubia (Sesc Osasco); o bate-papo com Tifanny Abreu, primeira jogadora de vôlei trans no Brasil (Sesc Consolação); as contações “Histórias de Verão”, com a Cia. Passarinho Contou (Sesc Interlagos)  e a produção de histórias em quadrinhos para postagem nas redes sociais do Sesc Carmo, abordando o autocuidado como necessidade coletiva, para além das individualidades e das práticas de consumo.

Já no Sesc Santana, destaque para as lives sobre condicionamento físico voltado para idosos e, no Sesc Bom Retiro, a transmissão de exercícios de pilates. A psicologia para os praticantes de esportes aquáticos é o tema do bate-papo com a participação do nadador Brandonn Almeida e do Dr. Willian Falcão, em atividade transmitida pelo Sesc Guarulhos.

No Sesc 24 de Maio o destaque fica por conta do projeto Comunidade do Esporte, encontro virtual sobre o esporte enquanto fenômeno sociocultural. O autocuidado, as relações humanas e a emancipação são os temas que o Centro de Pesquisa e Formação traz ao Sesc Verão, por meio de um ciclo de palestras.

A unidade Florêncio de Abreu realiza a atividade Cárdio e Abdominais, com vídeos temáticos de diversas práticas. Um curso que ensina o valor real de 15 minutos de meditação será a atividade de destaque no Sesc Parque Dom Pedro II. A meditação também será tema de atividade realizada pelo Sesc São Caetano, enquanto o autocuidado com as articulações é o mote de um dos destaques da programação do Sesc Pinheiros.

Por fim, a unidade Pompeia irá propor uma reflexão sobre o maternar, para além das questões de gênero, enquanto a unidade Santo André transmitirá podcast sobre o esporte e a inclusão de pessoas com deficiência física e o Sesc Vila Mariana ensinará a prática do yoga dentro de casa, no contexto do distanciamento social.

A seguir mais informações sobre os destaques da programação do Sesc Verão 2021, divididos entre atividades presenciais e digitais, ordenados por data, realizados pelas unidades do Sesc na capital e na Grande São Paulo.

ATIVIDADES PRESENCIAIS

BIBLIOSESC RETOMADA (Sesc Osasco)

Projeto de incentivo à leitura que oferece gratuitamente o empréstimo de livros.

15 a 29/1, terças a sextas, das 14h às 19h40

16 a 30/1, sábados, das 10h às 13h40

PRÁTICAS CORPORAIS (Sesc Santo André)

Com educadores físico-esportivo. Espaço de Eventos

15 a 29/1, sextas, das 8h às 9h

16 a 30/1, sábados, das 11h10 às 12h10

19 e 26/1, terças, das 19h30 às 20h30

20 e 27/1, quartas, das 9h às 10h

21 e 28/1, quintas, das 18h às 19h

YOGA – AG (Sesc Santana)

Para alcançar o equilíbrio entre corpo e da mente é preciso conhecer e colocar em exercício práticas que possibilitem o autoconhecimento e o autocuidado. Neste propósito, o Sesc Verão convida o público a caminhar nessa jornada que perpassa por elementos da cultura oriental e componentes sociais atuais. Com Fernanda Perlatti. Ginásio.

19/1, terça, das 18h30 às 19h30

20/1, quarta, das 19h45 às 20h45

28/1, quinta, das 8h15 às 9h15

29/1, sexta, das 9h30 às 10h30

FALA QUE EU NÃO TE ESCUTO – O PALHAÇO E O PSICANALISTA (Sesc Parque Dom Pedro II)

Bate-papo sobre o livro “O palhaço e o psicanalista”, de Christian Dunker e Claudio Thebas. O psicanalista Christian Dunker e o ator Cláudio Thebas abordam neste livro, com bom humor e profundidade, um tema comum para ambos os ofícios: como escutar os outros? Como escutar a si mesmo? E como a escuta pode transformar pessoas? Palco.

13/2, sábado, das 17h às 18h

ATIVIDADES PRESENCIAIS COM TRANSMISSÃO AO VIVO

GINÁSTICA COM MOVIMENTOS DE LUTA (Sesc Santo Amaro)

Série de 2 Aulas (Lives ou Gravadas), com 50 minutos de duração para no máximo 25 alunos, mediante agendamento.

19 e 26/1, terças, das 18h20 às 19h20

MUAY THAI (Sesc Santo Amaro)

Aulas de Muay Thay, com o professor Cassios Clay, com 50 minutos de duração para no máximo 25 alunos, mediante agendamento.

22 e 29/1, sextas, das 17h20 às 18h20

TAEKWONDO (Sesc Santo Amaro)

Aulas de Taekwondo com a professora Jéssica Machado, com 50 minutos de duração para no máximo 25 alunos, mediante agendamento.

2 e 9/2, terças, das 18h20 às 19h20

AULAS ESPECIAIS – EDUCADORES ESPORTIVO (Sesc Santo Amaro)

Aulas Especiais de yoga, práticas corporais, alongamento, lutas e dança com Educadores do Sesc Santo Amaro, com 50 minutos de duração para no máximo 25 alunos, mediante agendamento.

5 e 12/2, sextas, das 17h20 às 18h20

ATIVIDADES EXCLUSIVAMENTE DIGITAIS

A IMPORTÂNCIA DO CUIDAR (Sesc Interlagos)

Programa Semanal abordando a relação entre a atividade física, cuidado e bem-estar abordando o indivíduo, o autocuidado e toda a busca que eclodiu durante a quarentena sobre cuidar melhor de si mesmo, manter-se mais saudável e ficar bem.

15/1 a 12/2, sextas, das 14h às 15h

HORTA NA PRÁTICA – MUDAS SOLIDÁRIAS (Sesc Osasco)

Continuidade da atividade de manutenção da horta e cultivo de mudas para distribuição para comunidades, entidades, escolas e demais interessados em cultivar uma horta doméstica. A doação será acompanhada de um pequeno folheto explicativo sobre os cuidados básicos com a muda e como transplantá-las. Com André Souza Vieira

15/1 a 26/2, sextas, das 13h às 17h

ENCONTRO VIRTUAL – AULA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO (Sesc Santana)

Atividade online, voltada para oferecer aulas de Condicionamento Físico para os alunos adultos/idosos dos cursos físico-esportivos do Sesc Santana. As aulas serão ministradas pelos educadores e têm como intuito promover a atividade física para os alunos nesse momento de isolamento social.

15 a 29/1, quartas a sextas, das 9h às 9h40

15 a 29/1, quartas a sextas, das 14h às 14h40

15 a 29/1, quartas a sextas, das 19h às 19h40

LIVE DO FÍSICO-ESPORTIVO (INSTAGRAM E FACEBOOK) (Sesc São Caetano)

Transmissão de aulas abertas ao vivo pelas redes sociais da unidade, ministradas pelos educadores da unidade, com temas relacionados aos programas da área físico-esportiva: ginástica multifuncional, práticas corporais e programa Sesc de esportes. As aulas fazem parte da série #EmCasaComSesc e, após a live no Instagram ou Facebook, também são inseridas na playlist do Youtube. Com educadores Sesc

15/1, sexta, das 8h às 9h

RITMOS – DANÇA CONTEMPORÂNEA (Sesc Santana)

Vídeos com dicas de treinos com base nos conceitos do programa institucional GMF/Práticas Corporais, que podem ser realizadas em casa durante a quarentena. Atividade aborda a dança contemporânea e uma pincelada de danças urbanas. Em @esportesescsp – com Fernanda Romano

15/1, sexta, das 10h às 11h

VÍDEOS ONLINE – RITMOS COM ELEMENTOS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA (Sesc Santana)

Vídeos com dicas de treinos com base nos conceitos do programa institucional GMF/Práticas Corporais, que podem ser realizadas em casa durante a quarentena. Atividade aborda ritmos com elementos da dança contemporânea, utilizando fatores do movimento de Laban, tais como: peso, tempo e fluxo. Em @esportesescsp – com Fernanda Romano

15/1, sexta, das 15h às 16h

CASULOS: FÉRIAS NO SÍTIO COM FÊ LELOT (Sesc Santo Amaro)

Série de vídeos gravados.

16 a 30/1, sábados, das 15h às 15h30

LIVE: CLAUDIO SECCO RECEBE (Sesc Osasco)

O skatista Claudio Secco realiza lives com importantes nomes do esporte.

16/01 – Felipe Nunes. O skatista curitibano Felipe Nunes, de 20 anos, realizou um feito que poucos skatistas do mundo conseguiram: completou um looping inteiro. A proeza foi capitaneada e orquestrada por Tony Hawk, que apadrinhou o brasileiro.

23/01 – Rui Muleque. Um dos responsáveis por não deixar o skate morrer no Brasil. Atleta conhecido por suas manobras rápidas e estendidas, com facilidade incrível em executar suas manobras.

30/01 – Ítalo Penarrubia. Recordista do aéreo mais alto da história dos X-Games, é considerado um dos skatistas mais ousados e versáteis da atualidade.

16 a 30/1, sábados, das 11h às 12h

PILATES E RESPIRAÇÃO (Sesc Bom Retiro)

A respiração é o primeiro e último ato de vida e um dos princípios do Pilates. A aula traz exercícios com ênfase na aprendizagem e controle. Material: Colchonete ou tapete. A ação será realizada ao vivo pelo perfil do Sesc Bom Retiro no Instagram. Com educadora Márcia Ferraz e participação especial de Monica Jurado

16/1, sábado, das 10h30 às 11h30

APRENDENDO A MEDITAR (Sesc Parque Dom Pedro II)

O curso ajuda a compreender o valor real e útil de 15 minutos da prática. Com Marcela Maia,  professora de yoga e meditação há nove anos em São Paulo.

17/1 a 14/2, domingos, das 10h às 12h

LIVE IG| SV 2021 – CUIDADO E EQUILÍBRIO – MEDITAÇÃO (Sesc Consolação)

Série de 4 encontros virtuais, realizados semanalmente, abordando diferentes aspectos que auxiliam no cuidado com o corpo e a mente, no equilíbrio das emoções e na saúde mental.

17/01 – Meditação

23/01 – Mobilidade ativa

30/01 – Comunicação Não Violenta

06/02 – Alimentação e emoções

No primeiro encontro o tema abordado é a meditação, prática que utiliza diferentes técnicas com o objetivo de focar a atenção seja em um objeto, pensamento ou em uma atividade específica. Promove benefícios para a saúde mental como redução do estresse, da ansiedade e insônia. Com Mônica Jurado, profissional com experiência nesta área há 18 anos e mediação de Aline Savieto, monitora de esportes do Sesc Consolação.

17/1, domingo, das 10h30 às 11h30

LIVE: PRÁTICAS CORPORAIS – VERÃO 21 (Sesc Osasco)

Práticas corporais que favorecem o conforto corporal e ajudam a diminuir tensões físicas e mentais. A prática regular melhora a disposição e a saúde, pois os exercícios atuam no fluxo da energia vital, chamada na China de Chi e conhecida na Índia como Prana. Ao todo serão 21 exercícios, propostos para se começar o ano com mais serenidade e bem-estar. Com o educador Mauro Miyasaki

17 e 27/1, domingo e quarta, das 17h às 18h

ATRAPALHADAS DE VERÃO (Sesc Interlagos)

O projeto “Atrapalhadas de Verão”, da Cia. Asfalto de Poesia traz 3 vídeos curtos, de até 5 minutos cada, sobre os cuidados necessários para o verão dentro do período de uma pandemia. São vídeos curtos de fácil assimilação e rápida absorção de conhecimento, num momento de grande produção audiovisual e cansaço e esgotamento diante de certos conteúdos. Cada vídeo produzido tem uma temática específica tratada de forma lúdica, por meio da linguagem da palhaçaria.

17/1 a 14/2, domingos, das 15h às 16h. Exceto dias 24/1 e 7/2

BATE PAPO SOBRE A HISTÓRIA DO ESPORTE OLÍMPICO (Sesc Santana)

Neste bate-papo, os doutores em História Comparada Cleber Eduardo Karls e Eduardo de Souza Gomes procuram relacionar o contexto histórico dos jogos olímpicos com a atualidade e a condição que a pandemia projetou, para construir uma narrativa que reconheça tanto o viés cultural da cultura japonesa, enquanto Tóquio como sede dos Jogos olímpicos 2020-2021, como a necessidade social atual de desenvolver estratégias de autocuidado considerando a prática de atividade física como meio de conectar corpo e mente.

17/1, domingo, das 15h às 16h

DESAFIO MEDITAÇÃO: ROTINA SEMANAL DE CUIDADO (Sesc São Caetano)

Com educadores Sesc

17/1 a 7/2, domingos, das 8h às 9h

RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DE YOGA (Sesc Vila Mariana)

Com o contexto da vida em casa, seguindo o distanciamento social e o isolamento, o projeto oferece mais uma possibilidade de melhorar a saúde física e mental por meio da yoga, em conteúdo online.

17/1 a 28/3, domingos, das 10h às 11h

AUTOCUIDADO EM QUADRINHOS (Sesc Carmo)

Desenvolvimento de 5 quadrinhos para postagem nas redes sociais do Sesc Carmo, resgatando historicamente o termo “autocuidado”, ligado ao feminismo negro na década de 80, e trazendo reflexões sobre o autocuidado como necessidade coletiva, para além das individualidades e das práticas de consumo. Com Flávia Borges.

18/1 a 1/2, segundas e quintas, das 13h às 14h

JOGOS CEREBRAIS PARA IDOSOS (ROTINA SEMANAL DE CUIDADO) (Sesc São Caetano)

Com educadores Sesc

18/1, segunda, das 14h30 às 15h30

GINÁSTICA MULTIFUNCIONAL (ROTINA SEMANAL DE CUIDADO) (Sesc São Caetano)

Com educadores Sesc

18/1 a 8/2, segundas, das 16h às 17h

VÍDEOS ONLINE – YOGA (Sesc Santana)

com Fernanda Perlatti

18/1, segunda, das 10h às 11h

[LIVE] ESPECIAL SESC VERÃO (Sesc Carmo)

Os educadores trarão informações e reflexões sobre cuidado e autocuidado e, na sequência, ministrarão aulas de yoga ou capoeira.

18/1 a 8/2, segundas, das 9h30 às 10h30. Exceto dia 25/1

27/1 a 10/2, quartas, das 19h às 20h

COMO EU ME CUIDO (Sesc Carmo)

Os educadores realizarão transmissões ao vivo relatando o que significa cuidado para si. O objetivo é difundir que cuidado é fazer o que se gosta, se sente bem e que ele é amplo como, por exemplo, se alimentar bem, dançar, fazer exercícios, estar com amigos, cozinhar, tocar um instrumento.

18/1 a 11/2, segundas e quintas, das 11h30 às 12h. Exceto dias 25/1 e 1/2

AUTO CUIDADO PARA AS ARTICULAÇÕES (Sesc Pinheiros)

Práticas diárias do método CARS. O objetivo dessa prática é manter a saúde das articulações e melhorar a consciência corporal. Os CARs (ou Controlled Articular Rotations) são os movimentos rotacionais ativos feitos na amplitude máxima das articulações e sem compensações. São os movimentos fundamentais que nossas articulações precisam fazer para serem saudáveis, ou seja, é uma prática diária e pode prevenir perda de mobilidade e auxiliar no tratamento de dores articulares. Educadora responsável: Gabriela Santos.

19 a 22/01, terça a sexta. Horário: 10h  

CUIDAR FAZ BEM (Sesc Santana)

Para alcançar o equilíbrio entre o corpo e a mente é preciso conhecer e colocar em prática ações que possibilitem o cuidar e o autocuidado. A motivação individual para cuidar de sua saúde na sua integralidade pode ser potencializada por novos conhecimentos. Nesse sentido, os educadores do Sesc Santana oferecem cuidadosamente 6 sugestões para direcionar as práticas diárias para um melhor equilíbrio geral das suas ações. Essas sugestões estão conectadas com práticas regulares da cultura oriental que transmitem ideias como a importância de desacelerar, ter momentos de reflexão, não se maltratar, manter-se útil, se exercitar, equilibrar as práticas alimentares, socializar e ter um propósito de vida. Embora não seja fácil se apropriar de novos hábitos, este pode ser um momento oportuno para revermos nossa forma de encarar os desafios e as atividades da vida diária.

Com educadores do Sesc Santana

19 a 24/1, terça a domingo, das 10h às 10h10

COMUNIDADES DO CUIDAR – CORPO ANCESTRAL (Sesc Carmo)

Entendendo Comunidade como o lugar do encontro que promove o cuidar, o cuidado como modo de fazer, proporcionando atenção, pertencimento, zelo, responsabilidade individual e coletiva, interesse genuíno pelo outro, autenticidade, empatia, solidariedade, prática corporal e esportiva, exercendo efeitos e repercussões na vida das pessoas e se transformando em experiência humana.

Parceria Sesc 24 de Maio e Sesc Carmo

19 e 21/1, terça e quinta, das 19h30 às 21h30

ATIVIDADE FÍSICA EM CASA COM O SESC (Sesc Parque Dom Pedro II)

Aulas de Condicionamento Físico online ministradas pelos Educadores de Atividade Físico-esportiva do Sesc Pq Dom Pedro II. Serão 2 aulas por semana com duração de até 45 minutos, englobando um programa de exercícios físicos que utilizam o peso do próprio corpo. Farão parte dos estímulos exercícios de alongamento, força, equilíbrio e condicionamento aeróbio. Para participar será necessário conexão com a internet e aparelho que disponha de câmera para os professores poderem corrigir as execuções dos movimentos. Com educadores fisico esportivos do Sesc.

19/1 a 11/2, terças e quintas, das 8h às 9h

COMUNIDADE DO CORPO: CORPO ANCESTRAL (Sesc 24 de Maio)

Comunidades do Cuidar são comunidades de aprendizagem na atividade física e esporte com o objetivo de promover uma prática ainda mais qualificada, permeada pela troca de saberes, ampliação de visões de mundo, exercício da escuta empática e o diálogo, com vistas ao aprofundamento de vínculos e afetos. Entendendo Comunidade, como o lugar do encontro que promove o cuidar, o cuidado como modo de fazer, proporcionando atenção, pertencimento, zelo, responsabilidade individual e coletiva, interesse genuíno pelo outro, autenticidade, empatia, solidariedade, exercendo efeitos e repercussões na vida das pessoas e se transformando em experiência humana. Com Rubens de Oliveira, Ana Carolina Toledo, Anthone Cintra, Fabiana Ignácio e mediação Pedro Consorte.

19 e 21/1, terça e quinta, das 19h30 às 21h30

CUIDAR E CORPOREIDADES: INSPIRAR (Sesc Bom Retiro)

Nesta aula, as educadoras Juliana Evangelista (Sesc Bom Retiro) e Virgínia Panizza (Sesc Pompeia) apresentarão técnicas do Yoga que proporcionam maior contato consigo mesmo, ampliação da percepção do corpo e consciência sobre a importância da saúde integral. A ação será realizada ao vivo pelo perfil do Sesc Bom Retiro no Instagram.

19/1, terça, das 10h30 às 11h30

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA (Sesc Consolação)

Aulas virtuais para atendimento aos alunos matriculados nos cursos regulares que ainda não puderam retornar ao presencial. No período do Sesc Verão, o foco será o autocuidado, concentração, motivação e respiração. Duração de 50 minutos. Com educadores(as) do Sesc

19 e 27/1, terça e quarta, das 9h às 10h

20 e 26/1, quarta e terça, das 18h30 às 19h30

2 e 10/2, terça e quarta, das 8h30 às 9h30

3 e 9/2, quarta e terça, das 17h30 às 18h30

SESC VERÃO 2021 – RADIO CONSOLAÇÃO APRESENTA SESC VERÃO 2021 (Sesc Consolação)

O podcast torna, no mundo digital, debates e discussões sobre diversos temas mais acessíveis. Para o Sesc Verão 2021 será desenvolvido um programa dentro da Rádio Consolação, que apresentará ao público depoimentos curtos e dicas de convidados e da equipe do Sesc com foco na Saúde Mental e músicas do Selo Sesc. Com Ana Paula Anderson de Souza

19/1, terça, das 10h30 às 11h30

SONO E SONHO: IMPORTÂNCIA E SENTIDOS (Sesc Consolação)

Bate papo discute o quão importante o sono é para o nosso bem-estar físico e mental e quais a causas a consequências da insônia, que afeta grande parte da população. A ideia é abordar também o sonho como potente fonte de ideias para as nossas próprias vidas. Com Sidarta Ribeiro, neurocientista, biólogo, professor titular e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mediação Ana Paula Anderson, educadora do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Consolação.

19/1, terça, das 19h30 às 20h30

SPA EM CASA! (Sesc Interlagos)

Que tal transformar a casa em um spa onde você é o cliente especial? Este é o convite para que o público se permita momentos de autocuidado ao realizar práticas simples, mas muito efetivas. Momento de sentir cheiros, sabores e textura das plantas e se conectar aos elementos (água, fogo, terra, ar). A ideia é usar ingredientes costumeiramente presentes na cozinha e encontrados no supermercado ou feira livre. Série de 8 vídeos, com enfoque especial para o Trabalho Social com Idosos. Com Careimi Assmann.

19/1 a 12/2, terças e sextas, das 11h às 12h

DESENHO E DIVERSÃO AO AR LIVRE (ROTINA SEMANAL DE CUIDADO) (Sesc São Caetano)

Com educadores Sesc

19/1 a 9/2, terças, das 12h às 13h

PRÁTICAS CORPORAIS (ROTINA SEMANAL DE CUIDADO) (Sesc São Caetano)

Com educadores Sesc

20/1 a 10/2, quartas, das 11h às 12h

PÍLULAS DE SAÚDE – CUIDAR FAZ BEM – SESC EMPRESAS (Sesc Santo Amaro)

Aulas Especiais “Pílulas de Saúde” – Vídeos gravados com a temática do Sesc Verão 2021: Cuidar faz Bem. São 4 Vídeos de 5 minutos com temas diversos ligados a Saúde ( Exercícios Respiratórios, Saúde Mental , Alongamento no Ambiente de Trabalho e Dicas de Relaxamento – Mindfulness).

20/1 a 10/2, quartas, das 11h às 12h

AUTOMODELAGEM DE ROUPAS – INICIANTE (Sesc Interlagos)

Curso online de iniciação em Automodelagem de Roupas, para pessoas que buscam conhecer melhor a sua estrutura corporal para o desenvolvimento e escolhas de roupas. O objetivo é proporcionar o autoconhecimento corporal por meio de ficha técnica e a conscientização das necessidades de ajustes em medidas, seja para uma margem maior em costura francesa ou para uma movimentação corporal mais confortável. Espaço de Tecnologias e Artes.

20 a 29/1, quartas e sextas, das 13h30 às 14h30 – Turma 1

20 a 29/1, quartas e sextas, das 15h30 às 16h30 – Turma 2

PROSA 60 + SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA (Sesc Consolação)

Ponto de encontro que traz debates sobre o papel das pessoas com mais de 60 anos na sociedade, abordando a jornada da vida e as estratégias de manutenção da saúde metal e emocional diante das diversidades e percalços do dia a dia. Serão destacadas as vantagens de ser idoso e aprimorar habilidades para o equilíbrio emocional nos tempos atuais de pandemia. Atividade especialmente recomendada para maiores de 60 anos, frequentadores e inscritos no Programa Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc Consolação. Com o médico Eduardo Bahia.

20/1, quarta, das 9h30 às 11h30

LIVE IG| SV 2021 – ATLETA ALÉM DO RENDIMENTO – MUDANÇA DE PLANOS (Sesc Consolação)

Bate papos virtuais que trazem à tona aspectos que cercam a vida dos(as) atletas e que muitas vezes não são tratados ou até mesmo escondidos por não estarem “diretamente” relacionados às questões técnicas e táticas. A cada encontro um(a) atleta é convidado para conversar sobre determinada situação que vivenciou e como lidou com esse assunto, quais foram os apoios recebidos, quais as dificuldades, superações, entre outros. Para dar início à série a atleta Verônica Hipólito conta como lidou com as barreiras que encontrou no caminho desde o início da carreira de atleta, como lesões, necessidades de tratamentos, e agora a pandemia, que adiou a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio e exigiu uma readaptação a rotina de treinos. Mediação de Aretuza Mattos, educadora em atividades físico-esportivas do Sesc Consolação.

20/1, quarta, das 19h30 às 20h30

SABER CUIDAR (Sesc Bom Retiro)

Curso dedicado a reflexões sobre cuidar de si, cuidar do outro e cuidados coletivos em 4 encontros. O curso será em formato online, para Educadores e público em geral. Serão abordados os seguintes temas:

Aula 1: Saúde integral com as convidadas Dra. Regina Chamon (médica) e Monica Jurado do Coletivo Tambores Flow.

Aula 2: Saúde mental com foco na pluralidade das infâncias com interseccionalidade de gênero, raça e classe, com Elania Francisca. Serão abordados neste encontro também, os temas: a potência dos programas de atividades físicas na saúde mental de populações negras, periféricas e vulneráveis de São Paulo, com Sophia Basilliat da Associação Treino na Laje.

Aula 3: Cuidados coletivos: Neste encontro Fernanda Almeida, abordará a questão da importância dos cuidados coletivos, dentro de uma perspectiva da área de assistência social. Osmar Carvalho dos Santos, do Projeto Novos Sonhos, contará a história desta iniciativa, cuja missão é transformar tristeza em arte, alegria e oportunidade de uma vida melhor para crianças e adolescentes.

Aula 4: Cuidados coletivos: O encontro traz duas perspectivas de cuidados comunitários e coletivos – a conversa sobre “O Corpo e suas dimensões metafísicas do ponto de vista dos Yepamahsã (Tukano) e Mukorimahsã (Dessana)” com o antropólogo João Paulo Tukano e a vivência “Corpos Desobedientes – diálogo entre o corpo marginal, gordo e feminino e outras corpografias” com Gal Martins e Rosângela Alves (Zona Agbara).

20/1 a 10/2, quartas, das 19h às 21h

COMUNIDADE DO ESPORTE (Sesc 24 de Maio)

Uma comunidade na perspectiva do cuidado como modo de fazer, se caracteriza pelo encontro virtual que trata da temática voltada ao esporte enquanto fenômeno sociocultural voltado ao desenvolvimento humano e transformação social. Serão discutidos, vivenciados e pesquisados assuntos que apresentam o Esporte em diferentes pontos de vista. A cada semana, um tema diferente será pauta e convidados relacionados aos temas conduzirão a experiência junto com o anfitrião e os educadores de atividades físico-esportivas do Sesc. O anfitrião das realizações será o professor Rodrigo Paiva.

20/1 a 12/2, quartas e sextas, das 19h30 às 21h30

13/2, sábado, das 16h às 18h

EXPERIMENTOS EM BIKE DE BAMBU (Sesc Florêncio de Abreu)

Com Kao Tokio.

20 e 27/1, quartas, das 15h30 às 17h

AULAS ON DEMAND – GMF / PSE / PPC (Sesc Vila Mariana)

Com o contexto da vida em casa, seguindo o distanciamento social e o isolamento, os vídeos auxiliam os alunos e o público em geral a se manterem ativos em casa com o Sesc. Com educadores do Sesc

20/1 a 31/3, quartas, das 11h às 12h

DESGENERALIZANDO A MATERNIDADE (Sesc Pompeia)

Reflexão acerca da desconstrução das possibilidades do maternar, para além das questões de gênero.

20/01, das 20h às 21h30;

BICICLETA NOS TEMPOS ATUAIS – SOLUÇÃO SEGURA, SAUDÁVEL E ECOLÓGICA (Sesc Parque Dom Pedro II)

Com Eliana Garcia e Rodrigo Telles

21/1 a 11/2, quintas, das 19h às 21h

CUIDAR DE TODAS AS PESSOAS – ALIMENTAÇÃO (Sesc Bom Retiro)

Bate-papo sobre cuidados coletivos como ferramenta de inspiração, para ampliar as vozes sobre a importância social de cuidar de todas as pessoas. O foco é a sensibilização de que o cuidado de si envolve muito mais do que parece. Nesse encontro será abordado o aspecto da alimentação saudável e a relação com cuidado coletivo. Participação da Equipe de Alimentação do Sesc Bom Retiro. A mediação será do educador Nathan Lopes.

21/1, quinta, das 18h30 às 19h30

LIVE IG | SV 2021 – ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA (Sesc Consolação)

Aulas virtuais ao vivo para atendimento aos alunos e público em geral com foco no autocuidado, concentração, motivação e respiração. Duração de 50 min.

21 e 29/1, quinta e sexta, das 9h às 10h

22 e 28/1, sexta e quinta, das 18h30 às 19h30

4 e 12/2, quinta e sexta, das 8h30 às 9h30

5 e 11/2, sexta e quinta, das 17h30 às 18h30

MEDITAÇÃO (Sesc Consolação)

Nesse curso serão abordadas práticas simples como respirar corretamente, presença nos pés por meio de automassagem, cantigas que auxiliam a acalmar a mente, formatos e posições para meditar e, sobretudo, a observação da velocidade e qualidade com que administramos o cotidiano. Com Mônica Jurado, coordenadora do projeto Tambores Flow. Atividade gratuita e online. Duração total: 6 horas.

21 a 28/1, terças e quintas, das 19h30 às 21h30

LER PARA CUIDAR E CUIDAR-SE (Sesc Santo Amaro)

Divulgação de mini vídeos gravados, em que a bibliotecária Alexsandra Egito enfoca o “cuidar” por meio dos livros do acervo da Biblioteca do Sesc Santo Amaro, disponíveis para empréstimo.

21/1 a 11/2, quintas, das 12h às 12h05

ETA – CUIDAR FAZ BEM (Sesc Santo Amaro)

Vídeos no Instagram – IGTV

21/1 a 4/2, quartas e quintas, das 15h às 16h

RESPEITO! MULHERES NO ESPORTE – O OLIMPISMO E O FEMINISMO (Sesc Guarulhos)

Produção e exibição de vídeos curtos, abordando o tema “Olimpismo e o Feminismo – Olimpismo e seus valores”, sob a ótica da participação feminina no esporte, e questões sobre o feminismo como ferramenta de valorização e posicionamento da mulher na sociedade. Nos vídeos, serão apresentadas algumas modalidades olímpicas, que fazem parte do Programa Sesc de Esportes (PSE) da Unidade Guarulhos. Serão apresentados exercícios, breve histórico da modalidade (e sua relação com as mulheres), relatos sobre a participação feminina nas últimas olimpíadas (Rio 2016), depoimentos de alunas do programa (o esporte na minha vida), entre outros.

21/01 – Handebol – Educadora Kely Leite

28/01 – Basquete – Educadora Daniela Rodrigues

04/02 – Badminton – Educadora Bruna Santoro

11/02 – Basquete 3X3 – Educadora Luciana

De 21/1 a 11/2, quintas, das 17h às 17h20

BIBLIOTERAPIA: A ARTE DO CUIDADO ENTRE LEITURAS (Sesc Santo Amaro)

Biblioterapia é a utilização da literatura como instrumento de cuidado. O público conhecerá este universo e seus conceitos, tipos, método, exemplos de prescrições literárias e ouvir testemunhos da função terapêutica da literatura. Com Cristiana Seixas, psicóloga, biblioterapeuta, mestre em educação, especialista em arteterapia, focalizadora de danças circulares, consteladora familiar sistêmica.

22/1, sexta, das 14h30 às 16h

MINDFULNESS – FOCAR EM SI COM ESPAÇO KI (Sesc Santo Amaro)

A prática de Mindfulness tem o objetivo de desenvolver a habilidade de se estar consciente das experiências no momento presente. Com Mindfulness, o público aprende a lidar com as situações (boas ou ruins) de forma inteligente em vez de simplesmente reagir de forma automática. Instrutor certificado: Beatriz Azevedo

Programa:

1) O que é Mindfulness? Prática de atenção plena.

2) Mindfulness da respiração. Prática dos 3 minutos.

3) Mindfulness na vida diária. Caminhando com atenção plena.

4) Mindfulness nos pensamentos. Prática dos sons.

5) Autocompaixão. Prática da gentileza.

22/1 a 19/2, sextas, das 12h às 13h

GINCANA FAMILIAR (ROTINA SEMANAL DE CUIDADO) (Sesc São Caetano)

Com educadores Sesc

23/1, sábado, das 10h às 11h

PILATES E MÚSCULOS ESTABILIZADORES (Sesc Bom Retiro)

Com educadora Márcia Ferraz

23/1, sábado, das 10h30 às 11h30

LIVE IG| SV 2021 – CUIDADO E EQUILÍBRIO – MOBILIDADE ATIVA (Sesc Consolação)

Série de 4 encontros virtuais, realizados semanalmente, abordando diferentes aspectos que auxiliam no cuidado com o corpo e a mente, no equilíbrio das emoções e na saúde mental.

17/01 – Meditação

23/01 – Mobilidade ativa

30/01 – Comunicação Não Violenta

06/02 – Alimentação e emoções

A caminhada e a corrida sempre foram excelentes opções de atividade física e agora, mais do que nunca, vêm cumprindo um papel importante na mobilidade da população na cidade. Este encontro traz os benefícios diretos e imediatos na qualidade de vida e na saúde mental de quem pratica o deslocamento ativo entre eles o encontro com o espaço urbano tornando esta prática mais prazerosa, saudável e alterando a relação com o meio ambiente. Com Silvia Stuchi (Corrida Amiga) e mediação de Marcia Steigleder

23/1, sábado, das 10h30 às 11h30

PÍLULAS DO CUIDAR (Sesc Guarulhos)

A partir dos relatos de lideranças de diferentes regiões de Guarulhos, serão produzidas “pílulas” audiovisuais: pequenos vídeos sobre os múltiplos sentidos do Cuidar nos territórios. 
Esses vídeos serão distribuídos pelo canal do YouTube da unidade e compostos por uma ou mais ilustrações de um artista plástico, posteriormente animadas, acompanhadas por uma gravação em áudio do relato original e recursos de acessibilidade.

23/1 a 13/2, sábados, das 14h às 15h

HISTÓRIAS DE VERÃO (Sesc Interlagos)

Histórias para inspirar o autocuidado, o cuidado com o próximo, a qualidade de vida, a prática de atividades físicas e viver o melhor que o verão tem pra oferecer. Repertório inspirado nos livros “O sonho do senhor tartaruga”, “Cocô de Passarinho”, “Crescer para passarinho”, “O leão e o passarinho”. 2 videos de aproximadamente 20 min com a Cia Passarinho Contou

23/1 e 6/2, sábados, das 14h às 15h

VÍDEOS ONLINE – FORÇA DE CORE E MEMBROS INFERIORES COM YOGA E PILATES (Sesc Santana)

As atividades físicas têm diversas possibilidades e todas elas em certa medida contribuem para a melhora do bem-estar e da qualidade de vida. O Sesc Verão 2021 reside num momento de incertezas, e esta condição sugere que o cuidado deve estar em sua forma mais ampla. Nesse sentido, a Educadora Fernanda Romano sugere uma atividade que pode ser feita em um espaço reduzido e exige um trabalho de força dos membros inferiores através de práticas corporais muito difundidas: O Yoga e o Pilates.

25/1, segunda, das 10h às 11h

CUIDAR E CORPOREIDADES: SENTIR (Sesc Bom Retiro)

Nesta aula, os educadores Getulio Furtado (Sesc Bom Retiro) e Bruno Lucca (Sesc Belenzinho) apresentarão técnicas do Yoga que se utilizam do som e da música, para promover estados de atenção plena, que favorecem o relaxamento e o autocuidado. A ação será realizada ao vivo pelo perfil do Sesc Bom Retiro no Instagram.

26/1, terça, das 10h30 às 11h30

CAPOEIRA, SAÚDE E EDUCAÇÃO NO FORTALECIMENTO DE MÚLTIPLAS IDENTIDADES (Sesc Carmo)

A partir de manifestações artísticos culturais, em especial a Capoeira, o curso tem como objetivo promover reflexões sobre as múltiplas identidades. Conhecer-se, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas (em especial para as crianças e jovens negros); exercitar a empatia, promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

26/1 a 4/2, terças e quintas, das 18h30 às 20h

POESIA E AUTOCUIDADO: ENTRELAÇAMENTOS (Sesc Carmo)

Com Ryane Leão, poeta e professora cuiabana que vive em São Paulo. Publica seus escritos na página ‘Onde jazz meu coração’ e recita seus poemas nos saraus e slams do Brasil. Seu trabalho é pautado na resistência das mulheres e focado na luta e no fortalecimento pela arte e pela educação.

26/1 a 16/2, terças, das 19h às 20h30

A BOA SAÚDE COMEÇA COM UMA MENTE SAUDÁVEL (Sesc Consolação)

Atividade que combina dinâmicas rítmicas com conotação lúdica, juntamente com exercícios físicos e alongamentos funcionais para aumentar consciência corporal, memória e concentração. Foi criado usando o ritmo como ferramenta para expandir coordenação motora, melhorar memória, bem como ritmo e equilíbrio. Com Gus Conde, instrutor de destaque internacional, criador dos métodos Bateroterapia e do workshop Memória Ativa. Atividade gratuita e online. Duração total: 12 horas (6 encontros)

26/1 a 11/2, terças e quintas, das 10h às 12h

POST| SESC VERÃO 2021 – DESENHAR O SONHO (Sesc Consolação)

Post nas redes sociais da unidade com reflexões sobre a qualidade do sono e do sonho. Como estamos dormindo? O que temos sonhado? Como entender a linguagem do sonho? Amparados pelas pesquisas do neurocientista Sidarta Ribeiro (“O Oráculo da Noite”, Cia da Letras, 2019), conversamos sobre o sono, o sonho e, como exercício, cada participante registra seus sonhos em palavras e imagens, compondo um sonhário pessoal. Com Ana Paula Anderson, educadora em tecnologias e artes do Sesc Consolação.

26/1 a 9/2, terças, das 10h30 às 11h30

CÁRDIO E ABDOMINAIS (Sesc Florêncio de Abreu)

A programação integra o projeto Nem vai Cansar! – Ginástica Online, exibição de vídeos temáticos com sequências de atividades físico-esportivas. As atividades propostas se inter-relacionam, oferecendo a oportunidade de um ganho qualitativo nas práticas corporais.

Com Educadores da GMF, Ginástica Multifuncional.

26 e 28/1, terça e quinta, das 10h às 10h10

LIVE IG | SV 2021 – ATLETA ALÉM DO RENDIMENTO – LUTANDO POR IDEAIS, COM DIOGO SILVA (Sesc Consolação)

Bate papos virtuais que trazem à tona aspectos que cercam a vida dos(as) atletas e que muitas vezes não são tratados ou até mesmo escondidos por não estarem “diretamente” relacionados às questões técnicas e táticas. O atleta de taekwondo, Diogo Silva contará as motivações e o impacto do seu posicionamento nos Jogos Olímpicos de Atenas em busca da valorização da modalidade, além da  importância em sua vida em ser embaixador da campanha Jovem Negro Vivo. Diogo defendeu a seleção brasileira por 12 anos conquistando 4 World Games, (Jogos Sul-americanos, Jogos Pan-americanos, Jogos Mundiais Universitários, Jogos Mundiais Militares). Competiu em duas edições dos Jogos Olímpicos, chegando a duas semifinais. É fundador do Instituto Masai, que atual em prol do desenvolvimento social de crianças e jovens através do esporte e educador voluntário no projeto Caravana do esporte que atua em parceria com a UNICEF pelo direito ao esporte. Foi embaixador da campanha Jovem Negro Vivo, da Anistia Internacional, entidade que atua em defesa aos direitos humanos no mundo. Mediação de Marina Ribeiro, educadora em atividades físico-esportivas do Sesc Consolação.

Com Diogo Silva e mediação de Marina Ribeiro

27/1, quarta, das 19h30 às 20h30

ENVELHECIMENTO, ATIVIDADE FÍSICA E BEM-ESTAR (Sesc Pinheiros)? 

Série de quatro encontros sequenciais por meio de plataforma digital (Google Meet) para o público idoso. Serão encontros teórico-práticos, sempre com uma conversa seguida de uma atividade física. Serão abordados temas desde aspectos de saúde mental, qualidade de vida e a importância do corpo em movimento. Além disso, pretende-se trazer esses idosos como protagonistas dos temas, estimulando que relatem suas experiências, reflexões e histórias. O objetivo dos encontros será engajar, interagir e proporcionar bate-papos, conversas e a prática de atividade física para o público idoso.? 

Público-alvo: O foco principal é em pessoas a partir de 60 anos, alunos e não alunos do Sesc Pinheiros, todavia, fica aberto para interessados em discutir e refletir sobre o tema. Para a participação, serão realizados convites para as turmas do físico-esportivo, TSI e via mídias sociais do Sesc Pinheiros.

27/01, 03/02 e 10/02, quartas, às 10h

CURSO | SV 2021 O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NO CONTEMPORÂNEO (Sesc Consolação)

A proposta consiste em curso online de quatro horas de duração, com Lucas Veiga, psicólogo e Mestre em Psicologia e Estudos da Subjetividade pela Universidade Federal Fluminense. A ementa do curso compreende: Pensar o cuidado em saúde mental considerando o momento delicado de pandemia que o mundo atravessa, visando promover novas compreensões para o desenvolvimento do autocuidado. Serão abordados no curso temas muito presentes neste momento como ansiedade, insônia, depressão, burnout, dentre outros. Abordará ainda os processos de luto individuais e coletivos, bem como apontamos estratégias para a lida com o mal-estar que afeta a todos em maior ou menor grau. Por fim, o curso aposta na coletivização e na invenção de outros futuros como caminho importante de promoção de saúde.

Com Lucas Veiga

29/1 a 12/2, sextas, das 19h às 20h30

ESPORTE E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ROTINA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS (Sesc Santo André)

A série de podcasts “Esporte em Diálogo” trazendo reflexões sobre os benefícios do Esporte para a saúde física e mental de pessoas com deficiência, na medida em que amplia a força, a coordenação motora e o equilíbrio, além de possibilitar a sociabilização entre os envolvidos e proporcionar a independência no dia a dia e a autoestima. Com José Júlio Gavião Almeida e David Farias José Júlio Gavião Almeida, graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUCCamp(1982), com especialização em Ginástica Artística pela Universidade Estadual de São Paulo-USP (1995); mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (1992). Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1995). Atualmente é Professor Assistente Doutor da UNICAMP. Participa também do podcast, David Farias David Farias Costa, coordenador de cursos de educação paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

29/1, sexta, das 15h às 16h

COMPREENDENDO E EXERCITANDO O OLFATO (ROTINA SEMANAL DE CUIDADO) (Sesc São Caetano)

Com Assessoria Plenitude Saúde

29/1, sexta, das 12h às 13h

RECEITAS INFANTIS EM VERSÕES SAUDÁVEIS (ROTINA SEMANAL DE CUIDADO) (Sesc São Caetano)

Com alimentação Sesc

30/1, sábado, das 10h às 11h

LIVE IG | SV 2021 – CUIDADO E EQUILÍBRIO – COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA (Sesc Consolação)

Série de quatro encontros virtuais com a gestora de conflitos Tania Mujica, realizados semanalmente, abordam diferentes aspectos que nos auxiliam no cuidado com o corpo e a mente, no equilíbrio das emoções e na saúde mental: Meditação (17/01), Mobilidade ativa (23/01), Comunicação Não Violenta (30/01) e Alimentação e emoções (06/02). A comunicação não violenta (CNV) propõe então uma nova forma de expressar nossos desejos e necessidades, optando por um caminho conciliador e pacífico, priorizando o fortalecimento de laços e a continuidade de bons relacionamentos. Neste bate-papo serão abordados elementos para explicar e exemplificar esta prática. Tania Mujica trabalha com  e ferramentas que promovem autogestão, com especialidade em Inteligência Emocional, Comunicação Não Violenta (CNV), e tendo palestrado em importantes palcos como o TEDx. Mediação de Débora Santos, supervisora do Núcleo Físico-Esportivo do Sesc Consolação.

Com Tania Mujica e mediação de Débora Santos

30/1, sábado, das 10h30 às 11h30

Com Tania Mujica

PILATES, FORÇA E MOBILIDADE (Sesc Bom Retiro)

Com educadora Márcia Ferraz e participação especial de Sofia Bisiliat

30/1, sábado, das 10h30 às 11h30

VÍDEOS ONLINE – MEDITAÇÃO, COM MARCELA MAIA (Sesc Santana)

A meditação remonta prática orientais milenares, como o Yoga. É um instrumento em que o indivíduo acalma o fluxo de pensamentos e caminha em direção à libertação da mente, no sentido de não permanecer aprisionado à celeridade em que vivem grande parte das sociedades atuais. Nesta prática há um estímulo para que o indivíduo aprenda e desenvolva técnicas para focar sua mente em um pensamento, um objeto ou uma atividade em particular, no intuito de alcançar um estado de clareza mental e/ou emocional, ou simplesmente desacelerar. Com mediação de Marcela Maia, convidamos você a cuidar-se. Marcela Poças Maia é criadora do método de Meditação em 12 Passos, professora de Yoga e Meditação há 11 anos pela Água Viva Yoga.

1/2, segunda, das 10h às 11h

2 a 5/2, terça a sexta, das 9h às 10h

COMUNIDADE DO CORPO: MEDITAÇÃO E RELACIONAMENTOS (Sesc 24 de Maio)

Serão dois encontros com Gustavo Gitti, coordenador do olugar.org, comunidade online que reúne pessoas de todo o Brasil dispostas a experimentar práticas de florescimento humano em meio à vida cotidiana. Serão propostas algumas práticas com propósito de reconectar as pessoas com sua bondade natural, cultivando relaxamento no corpo, estabilidade na atenção e qualidades amorosas que podem transformar nossos relacionamentos. A Comunidade do Corpo faz parte das Comunidades do Cuidar. Se caracteriza pelo lugar do encontro e trata de assuntos relacionados a temática do corpo, um corpo ativo, vivo que produz para além do movimento, o bem-estar de forma sistêmica. Comunidades do Cuidar foca na aprendizagem na atividade física e esporte com o objetivo de promover uma prática ainda mais qualificada, permeada pela troca de saberes, ampliação de visões de mundo, exercício da escuta empática e o diálogo, com vistas ao aprofundamento de vínculos e afetos.

Com Gustavo Gitti, mediação Pedro Consorte

2 e 4/2, terça e quinta, das 19h30 às 21h30

YOGA E ALIMENTAÇÃO (Sesc Pinheiros)

O minicurso aborda a relação entre yoga e alimentação e do quanto nossas escolhas alimentares afetam o planeta. Com o professor de yoga João Vieira.

02 a 05/02, terça a sexta, às 10h

BRINCAR COM A NATUREZA: A IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL (Sesc Interlagos)

Encontros que irão garantir momentos de conversa, reflexão e partilha com as crianças e familiares. A proposta a relação entre criança e natureza e desta maneira que ela possa sentir isso em seu corpo. Encontre a natureza na sua rotina e reconheça a natureza de seu entorno.

Com Educadora Ana Carol Thomé

2 a 11/2, terças e quintas, das 18h às 20h

ASPECTOS PSICOLÓGICOS NA ÁGUA COM DR. WILLIAN FALCÃO E BRANDONN ALMEIDA (Sesc Guarulhos)
O bate-papo abordará as principais ferramentas utilizadas pela psicologia do esporte no desenvolvimento dos praticantes e atletas dos esportes aquáticos. Nesta atividade, o nadador Brandonn Almeida falará das principais dificuldades psicológicas encontradas por um atleta de alto rendimento no processo de desenvolvimento das capacidades necessárias para atingir as metas estabelecidas junto à comissão técnica e o Dr. Willian Falcão contará sobre o papel do psicólogo e da psicologia do esporte no desenvolvimento dos iniciantes nas modalidades aquáticas, bem como no processo de treinamentos e competições de atletas profissionais e amadores.

O intuito é gravar estes podcasts e enviá-los aos alunos do Programa de Atividades Aquáticas da unidade. Além disso, faz parte deste projeto, que comporá o Sesc Verão 2021, a abertura de caixas de diálogo/perguntas no Instagram na semana que antecede os bate papos, a fim de aumentar a participação das pessoas na atividade. Não recomendado para menores de 12 anos

2/2, terça, das 11h às 12h30

LIVE IG | SV2021 – ATLETA ALÉM DO RENDIMENTO – PIONEIRISMO EM JOGO, COM TIFANNY ABREU (Sesc Consolação)

Bate papo virtual que traz à tona aspectos que cercam a vida dos(as) atletas e que muitas vezes não são tratados ou até mesmo escondidos por não estarem “diretamente” relacionados às questões técnicas e táticas. A convidada da live será Tifanny Abreu, atleta profissional de voleibol, que falará como enfrentou a resistência e as polêmicas geradas pelo seu ingresso na Superliga Feminina, quais os impactos emocionais e físicos durante esse processo, as dificuldades superadas, os apoios recebidos e como ela tem enfrentado o período de pandemia. Tifanny tem 36 anos, atua à quatro temporadas no clube Sesi Volêi Bauru. Primeira mulher transexual a atuar em uma equipe de alto rendimento do voleibol feminino. Mediação de Ciça Marrara, educadora em atividades físico-esportivas do Sesc.

Com Tifanny Abreu e mediação de Ciça Marrara

3/2, quarta, das 19h30 às 20h30

O TERRITÓRIO NA SAÚDE, A SAÚDE NO TERRITÓRIO: AUTOCUIDADO E COLETIVIDADE (Sesc Guarulhos)
A proposta deste bate papo é debater sobre os desafios enfrentados por pessoas que vivem nas regiões periféricas da cidade de Guarulhos, tais como o bairro dos Pimentas e Seringueiras, e apresentar projetos e iniciativas realizadas nestas localidades que atuam, incentivando a prevenção e a promoção da saúde da população. Serão abordados os aspectos relativos aos impactos que os territórios causam na saúde da população e vice versa.


Criação de um Grupo de Trabalho para discutir as questões que serão abordadas no bate papo a fim de encontrar soluções conjuntas para as necessidades apresentadas. A proposta é que ao longo do ano de 2021 sejam realizados encontros mensais com diferentes temáticas com o objetivo de fomentar as discussões para que posteriormente, as comunidades e instituições possam elaborar um documento e apresentar ao poder público. Esse GT será formado por integrantes das comunidades, instituições públicas e privadas, poder público e Sesc Guarulhos. 

3/2, quarta, das 19h às 20h

CURSO | SV 2021 – COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA (Sesc Consolação)

Encontro virtual com a gestora de conflitos Tania Mujica. A comunicação não violenta (CNV) propõe então uma nova forma de expressar nossos desejos e necessidades, optando por um caminho conciliador e pacífico, priorizando o fortalecimento de laços e a continuidade de bons relacionamentos. Tania é especialista na construção de diálogos e ferramentas que promovem Autogestão, com especialidade em Inteligência Emocional, Comunicação Não Violenta (CNV), e tendo palestrado em importantes palcos como o TEDx.

Com Tania Mujica

4 a 11/2, terças e quintas, das 19h30 às 21h30

BIKE OCUPAÇÃO: UM ROTEIRO SOBRE DUAS RODAS POR GUARULHOS (Sesc Guarulhos)

Web doc com Renata Falzoni e Maiza C. M. de Carvalho (guia)

Web doc com um roteiro de bike pela cidade de Guarulhos, com olhar para a mobilidade, a prática da atividade física, mas também para os espaços destinados ao lazer e ao bem-estar. A ideia é explorar a cidade, percorrendo de bike suas diversas regiões, mostrando espaços públicos voltados para o encontro e as diversas práticas de lazer: praças, quadras, campos, piscinas, ginásios, teatros, etc. Renata Falzoni é cicloativista renomada, envolvida em inúmeras ações e manifestações acerca dos temas mobilidade urbana, políticas públicas para o esporte, entre outros. Maiza Carvalho é guia de turismo da cidade de Guarulhos e trará a história e aspectos importantes dos diversos locais e regiões do município. 

Dia 5/2, sexta, das 16h às 17h30

CUIDADO EM GOTAS (ROTINA SEMANAL DE CUIDADO) (Sesc São Caetano)

Com Assessoria Plenitude Saúde

5/2, sexta, das 12h às 13h

ARTES MANUAIS COM ELEMENTOS DA NATUREZA (ROTINA SEMANAL DE CUIDADO) (Sesc São Caetano)

Com educadores Sesc

6/2, sábado, das 10h às 11h

ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE E TRANSFORMAÇÕES: CUIDADOS QUE INSPIRAM (Sesc Bom Retiro)

Silvia Grecco venceu o prêmio Fifa Fan Award, em 2019, na premiação The Best FIFA ocorrida em Milão, na Itália. A brasileira conquistou a honraria dedicada a torcedores por levar seu filho Nickollas, deficiente visual, aos jogos do Palmeiras e narrar todos os lances para o garoto de nove anos. Silvia e Nickollas, ambos venceram prêmio da FIFA em 2019. Recentemente, Silvia assumiu a Secretaria da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo. Alexandre Melo Profissional de Educação Física Especialista em Autismo, Palestrante e Pai dos gêmeos Lucas e Gabriel, também com Autismo. Atualmente é Coordenador da Divisão de Educação Especial do Município de Praia Grande, onde desempenha funções relacionadas à formação de professores quanto as suas práticas pedagógicas diante de alunos com algum tipo de deficiência ou atraso no desenvolvimento.

Com educadores Daniel Campos e Juliana Evangelista, Silvia Grecco e Alexandre Melo

6/2, sábado, das 16h às 17h30

LIVE IG| SV 2021 – CUIDADO E EQUILÍBRIO – ALIMENTAÇÃO E EMOÇÕES (Sesc Consolação)

A alimentação tem relação direta com a nossa saúde física e mental e é preciso olhar para ela com cuidado. Este bate-papo apresenta temas como: fome física X fome emocional; o ciclo do comer emocional, o efeito da alimentação nas nossas emoções e como lidar e criar estratégias para uma alimentação equilibrada. Com Desire Coelho, bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e em Esporte pela USP. Doutora em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP e Mestre em Educação Física pela USP. Possui especialização em Análise do Comportamento pelo IBAC. É co-autora do Livro “A Dieta Ideal” e uma das criadoras do blog de divulgação científica Ciência InForma. Mediação de Flavia Mattos, educadora em atividades físico-esportivas do Sesc Consolação.

Com Desire Coelho e mediação de Flávia Mattos

6/2, sábado, das 10h30 às 11h30

DE DENTRO PRA FORA E VICE-VERSA: AUTOCUIDADO, RELAÇÕES HUMANAS E EMANCIPAÇÃO (Centro de Pesquisa e Formação)

Este ciclo de palestras abordará temas transversais sobre autocuidado, relações humanas e emancipação. Dia 08/02, Práticas corporais alternativas: sem limite entre o corpo, a mente e o ambiente, com Philipe Rodrigues. Dia 09/02, As hashtags que cuidam: informação para o autocuidado até os movimentos sociais, com Adriano De Lavor e Ana Claudia Peres. Dia 10/02,  Diálogo sobre manifestações corporais afrobrasileiras, educação emancipatória e saúde, com Altair dos Santos Lira e Maria Clareth Gonçalves Reis. Dia 11/02, Lazer e emancipação humana, com Edson Marcelo Hungaro.

8 a 11/2, segunda a quinta, das 10h30 às 12h

SAÚDE MENTAL E ESPORTE COM ALINE PELEGRINO E ANNIE RANGEL KOPANAKIS (Sesc Santana)

Neste bate papo, Annie Rangel Kopanakis e a ex-atleta Aline Pelegrino para lançar luz sobre o tema da saúde mental sob a ótica do ambiente esportivo, conectando as necessidades biopsicossociais às possibilidades e benefícios que a prática regular de atividades físicas pode oferecer. Annie Rangel Kopanakis é mestre em Ciências Sociais pela UNESP – Araraquara, doutoranda em Psicologia pela PUC-Campinas – Psicóloga e Coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano da Ferroviária S/A. Aline Pellegrino é Coordenadora de Competições Femininas da CBF desde setembro de 2020. Anteriormente, atuava como Diretora de Futebol Feminino da FPF. Foi atleta por 16 anos, entre eles, nove como zagueira da Seleção Brasileira e sete como capitã. Defendeu clubes no Brasil e tem passagem por Rússia e Japão. Também atua como consultora técnica do departamento de Desenvolvimento de Futebol Feminino da Conmebol e é representante FIFA Legends.

Com Annie Rangel Kopanakis e Aline Pellegrino

8/2, segunda, das 15h às 16h

LIVE – AUTOCUIDADO E EMOÇÕES (Sesc 24 de Maio)

Neste bate papo com Regina Chamon, médica hematologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Docente do Curso de Formação de Facilitadores de Meditação para a Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Ela apresentará os pilares do manejo do stress, com bases no Programa SMART (stress management and resilience training) da Universidade de Harvard, voltados a promoção da saúde. Convidando o público a participar da Comunidade do Corpo que trará aprofundamentos sobre a temática.

Com Regina Chamon

9/2, terça, das 17h às 18h

COMUNIDADE DO CORPO: CUIDADO: CORPO, MENTE E EMOÇÃO (Sesc 24 de Maio)

Encontros virtuais sobre a Comunidade do Corpo, que integra as Comunidades do Cuidar, na perspectiva do cuidado como modo de fazer, se caracteriza pelo lugar do encontro e trata de assuntos relacionados a temática do corpo, um corpo ativo, vivo que produz para além do movimento, o bem-estar de forma sistêmica. Já as Comunidades do Cuidar são comunidades de aprendizagem na atividade física e esporte com o objetivo de promover uma prática ainda mais qualificada, permeada pela troca de saberes, ampliação de visões de mundo, exercício da escuta empática e o diálogo, com vistas ao aprofundamento de vínculos e afetos. Com Regina Chamon, médica hematologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Docente do Curso de Formação de Facilitadores de Meditação para a Saúde da Universidade Federal de São Paulo.

Com Regina Chamon, mediação Pedro Consorte

9 e 11/2, terça e quinta, das 19h30 às 21h30

LIVE IG| SV 2021 – YOGA NIDRA (Sesc Consolação)

Yoga Nidra é uma forma de meditação ou relaxamento que leva a um estado entre a vigília e o sono, onde o corpo está relaxado, mas a mente trabalha em um nível profundo. Esta prática ajuda a recuperar o equilíbrio mental e experimentar um descanso profundo e reparador como o produzido por horas de sono. Com Anderson Alegro, professor de Yoga há mais de 20 anos e biólogo. Atualmente realiza palestras sobre Yoga em encontros de professores e praticantes de Yoga, ministra Curso para Formação de Instrutores de Power Yoga há mais de 10 anos e workshops sobre Chakras, mitologia hindu, Sistema Ayurvêdico de Saúde e meditação.

Com Anderson Alegro e mediação de Eliana Petito

9/2, terça, das 19h30 às 20h30

PAPO DE BASQUETEIRO COM O ATLETA LUIZ SORIANI (Sesc Osasco)

Luiz Soriani é um dos maiores atletas do basquete 3×3 nacional, tendo conquistado os principais prêmios de sua categoria com 92% de vitórias nas partidas disputadas. Por dois anos consecutivos, foi o melhor jogador da América do Sul, segundo o ranking da Federação Internacional de Basketball (FIBA); duas vezes o melhor jogador do Basquete 3×3 brasileiro, em escolha coordenada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB); e três anos consecutivos sendo convocado para a Seleção Brasileira. Entre as principais conquistas de Luiz Felipe pelo São Paulo DC estão: bicampeão Brasileiro (CBB), bicampeão da Liga ANB e vice-campeão do World Tour México, entre outras. Participou de 27 torneios internacionais, em 14 diferentes países.

Com o educador Fábio Henrique

9/2, terça, das 20h às 21h

COMUNIDADE DO ESPORTE: LUTAS E ESPORTES COM RAQUETES (Sesc 24 de Maio)

O público será convidado a refletir, brincar, jogar e estudar sobre modalidades esportivas de lutas e raquetes, seus protagonistas e possibilidades de fruição, sobretudo considerando a condição de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19. Os educadores de atividades fisicoesportivas do Sesc 24 de Maio desenvolverão experiências com o público a partir dos conteúdos e práticas dos cursos de esportes do Programa Sesc de Esportes, especificamente os cursos de Lutas, Tênis de Mesa e Badminton.

Com Rodrigo Paiva e educadores de esporte do Sesc 24 de Maio

10 e 12/2, quarta e sexta, das 19h30 às 21h30

CUIDAR DE TODAS AS PESSOAS – MUSICOTERAPIA PARA TODES (Sesc Bom Retiro)

Bate-papo sobre cuidados coletivos como ferramenta de inspiração, para ampliar as vozes sobre a importância social de cuidar de todas as pessoas. O foco é a sensibilização de que o cuidado de si envolve muito mais do que parece.

Com educador Getulio Furtado e Renato Gama

11/2, quinta, das 18h30 às 19h30

ALIMENTAÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA (ROTINA SEMANAL DE CUIDADO) (Sesc São Caetano)

com Assessoria Plenitude Saúde

12/2, sexta, das 12h às 13h

CORRIDA DAS SENSAÇÕES INFANTIL (ROTINA SEMANAL DE CUIDADO) (Sesc São Caetano)

Com Assessoria Plenitude Saúde

13/2, sábado, das 10h às 11h

FUTEBOL NAS MARGENS E CUIDADO COMUNITÁRIO (Sesc Pinheiros)

Bate-papo que abordará como grupos à margem enfrentam barreiras estruturais e culturais para manter a prática de futebol, exigindo cuidados particulares de projetos, coletivos e indivíduos para viabilizar sua presença no dia a dia dessa população. Com Maria Amorin (Time Apache e Projeto FutVida, organizadora do Campeonato de Futebol Feminino de Várzea); Sidineia Chagas e Silvani Chagas (Coletivo Perifeminas) e Luciane Castro (jornalista e curadora do Mapa de Futebol à Margem)

13/02, sábado 

RELAXAMENTO PARA O AUTOCUIDADO DA MENTE (Sesc Bom Retiro)

Com educadora Luciene Amaral

13/2, sábado, das 10h30 às 11h30

A IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO ENTRE CORPO E MENTE NA PRÁTICA ESPORTIVA (Sesc Bom Retiro)

Bate-papo sobre os benefícios de uma rotina diária equilibrada e exercícios práticos para melhorar o rendimento na prática esportiva, com a primeira halterofilista brasileira em Olimpíadas, Maria Elizabete Jorge, a ‘Bete do Peso’. Com mediação do educador Daniel Campos. Maria Elizabete Jorge, a ‘Bete do Peso’, atualmente é técnica de Base da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso. Em sua carreira profissional, formou grandes atletas. Conquistas: – 7° Lugar no campeonato mundial, em Istambul-Turquia, no ano de 1994; – 15° Lugar no Campeonato Mundial da Grécia em 1999; – 1° Mulher em uma competição de Levantamento de Pesos nos Jogos Olímpicos de Sidney – Austrália, em 2000; – Tetracampeã Mundial Master e Campeã e Recordista Sul-Americana; – 9 vezes Campeã Brasileira.

Com educador Daniel Campos e Maria Elizabete Jorge, a ‘Bete do Peso’

13/2, sábado, das 16h às 17h

ROTINA SEMANAL DE CUIDADO: CORRIDA DAS SENSAÇÕES (Sesc São Caetano)

Com Assessoria Plenitude Saúde

14/2, domingo, das 10h às 11h

VELEJANDO COM BETO PANDIANI: O QUE O MAR PODE NOS ENSINAR PARA ENFRENTAR A VIDA (Sesc Guarulhos)

Bate papo com o velejador Beto Pandiani, que falará sobre as suas experiências de vida no mar, após ter dado 7 voltas ao redor mundo e as relações desses aprendizados com aspectos da vida cotidiana como planejamento, foco, determinação, autocuidado, entre outros. O velejador dará dicas de como superar as crises, vencer cada etapa e como aprender com isso. 

Beto Pandiani é velejador e palestrante especialista em gestão de crise em ambientes restritos, com poucos recursos em mares inóspitos.

Dia 14/2, domingo, das 11h às 12h30

ENDEREÇOS DAS UNIDADES DA GRANDE SÃO PAULO

Sesc 24 de Maio: Rua 24 de maio, 109. Tel.: (11) 3350-6300.

Sesc Avenida Paulista: Avenida Paulista,  119. Tel.: (11) 3170-0800

Sesc Belenzinho: Rua Padre Adelino, 1.000. Tel.: (11) 2076-9700.

Sesc Bom Retiro: Alameda Nothmann, 185. Tel.: (11) 3332-3600.

Sesc Campo Limpo: R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120. Tel.: (11) 5510-2700.

Sesc Carmo: Rua do Carmo, 147. Tel.: (11) 3111-7000.

Sesc Centro de Pesquisa e Formação: Rua Dr. Plínio Barreto, 285. Tel.: (11) 3254-5600

Sesc Consolação: Rua Dr. Vila Nova, 245. Tel.: (11) 3234-3000.

Sesc Florêncio de Abreu: Rua Florêncio de Abreu, 305. Tel.: (11) 3329-2800.

Sesc Guarulhos: Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200. Tel.: (11) 2475-5550

Sesc Interlagos: Av. Manoel Alves Soares, 1100. Tel.: (11) 5662-9500.

Sesc Ipiranga: Rua Bom Pastor, 822. Tel.: (11) 3340-2000.

Sesc: Av. Fernando do E. S. A. de Matos, 1000. Tel.: (11) 2523-9200.

Sesc Osasco: Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300. Jd. das Flores – Osasco Tel.:(11) 3184-0900.

Sesc Parque Dom Pedro II: Praça São Vito, s/nº – Brás. Tel.: (11) 3111-7000.

Sesc Pinheiros: Rua Paes Leme, 195. Tel.: (11) 3095-9400.

Sesc Pompeia: Rua Clélia, 93. Tel.: (11) 3871-7700.

Sesc Santana: Av. Luiz Dumont Vilares, 579. Tel.: (11) 6971-8700.

Sesc Santo André: Rua Tamarutaca, 302. Tel.: (11) 4469-1200.

Sesc São Caetano: Rua Piauí, 554. Tel.: (11) 4223-8800.

Sesc Santo Amaro: R. Amador Bueno, 505 – Santo Amaro. Tel.: (11) 5541-4000.

Sesc Vila Mariana: Rua Pelotas, 141. Tel.: (11) 5080-3000.

SESC VERÃO 2021

De 16 de janeiro a 14 de fevereiro 

Mais informações em www.sescsp.org.br/sescverao 

- PUBLICIDADE -