Estagiária das orquestras de Guarulhos participa de programa para mulheres regentes

A jovem Alicia Ripina, de 23 anos, estagiária de composição e regência das orquestras de Guarulhos, é uma das participantes do programa americano Girls Who Conduct (Garotas que Conduzem, na tradução). Com duração de seis semanas, o programa virtual de treinamento, orientação e mentoria é voltado ao gênero feminino, uma iniciativa criada em 2020 para capacitar e encorajar a próxima geração de mulheres a atuarem como regentes.

Além de promover a diversidade e a inclusão na música clássica, o Girls Who Conduct prepara as participantes com técnicas de regência, visão geral dos conjuntos vocal e instrumental, estudo de partituras, programação, estratégia de ensaio e desenvolvimento de carreira.

“Minha expectativa enquanto futura regente é conseguir transmitir, tanto para os instrumentistas quanto para o público, aquilo que sinto através da música enquanto estou regendo”, explica a jovem, que é formada em regência pela Faculdade Santa Marcelina.

Alicia conta também que seu maior sonho sempre foi seguir na área da música profissionalmente. “Sempre cantei em coral e logo percebi que ser regente é fazer música a partir de outra perspectiva. Como regente, consigo absorver a musicalidade daquele grupo para transmitir aquilo que todos sentimos em relação à obra em execução”, explica.

Como estagiária de composição e regência das orquestras de Guarulhos, Alicia possui funções bastante específicas, essenciais para garantir o bom funcionamento e organização do trabalho dos instrumentistas. Logística de montagem da orquestra, seleção e distribuição de partituras durante os ensaios e concertos, elaboração de arranjos e revisão de obras e execução da Temporada 2021 da Gru Sinfônica e da Orquestra Jovem são algumas das atribuições da rotina da equipe de regentes das orquestras de Guarulhos, composta por cinco estagiários.

Para saber mais sobre o programa Girls Who Conduct acesse https://girlswhoconduct.org/. Mais informações sobre a Temporada 2021 das orquestras de Guarulhos podem ser acessadas em https://bit.ly/3oRBVvb.