Corpo de Bombeiros de São Paulo completa 141 anos de existência

- PUBLICIDADE -

Nesta quarta-feira, 10 de março, é comemorado o 141º aniversário do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sendo celebrado durante todos esses anos com muitas histórias marcantes.

A criação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo está relacionada ao incêndio que destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do Convento de São Francisco, na Capital, em fevereiro de 1880.

O efetivo em Guarulhos conta com 227 homens e mulheres e tem o apoio de 68 viaturas. Somente em 2020, esses homens e mulheres que colocam a vida em risco para salvar o povo atenderam 12.900 ocorrências, entre elas resgates, salvamentos e incêndios. No total são 5.696 vítimas socorridas na cidade.

A data comemorativa também é utilizada para abordar medidas de prevenção para população da cidade. “A nossa missão é, através de ações preventivas, fazer com que estes números (de ocorrências) sejam reduzidos”, ressaltou o Tenente Coronel Rodrigues, comandante do 5º Grupamento de Bombeiros de Guarulhos.

Tenente Coronel Rodrigues

Com a pandemia e as pessoas estando mais em casa, aumentaram os números de ocorrências domésticas por incêndios. Entre esses aumentos, também estão acidentes com veículos por excesso de velocidade. “Como existiam menos carros nas ruas, as pessoas acabavam excedendo na velocidade, sendo ela um fator aliado da gravidade. Quanto maior a velocidade, maior o impacto na colisão com pessoas presas em ferragens”, alertou o Tenente Coronel Rodrigues.

- PUBLICIDADE -