‘Projeto Tambolé’ divulga programação especial

- PUBLICIDADE -

Com o intuito de ampliar a circulação de Tambolé, disco do músico e educador Kaique Falabella, o projeto pretende, além de expandir o alcance das canções do álbum, contribuir para o desenvolvimento de uma cultura musical voltada para a infância, com foco no município de Guarulhos, cidade do compositor. Para isso, o projeto convida o público a embarcar em um passeio musical, explorando brincadeiras e cantigas do cancioneiro popular, além de outros ritmos tradicionais brasileiros, como o jongo, o xote e o ijexá.

Patrocinado pelo FunCultura – Lei Aldir Blanc, a partir da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Guarulhos, o projeto foi inicialmente planejado para acontecer presencialmente em escolas da rede municipal e outros espaços culturais da cidade. Porém, devido às atuais circunstâncias impostas pela pandemia, a proposta foi completamente adaptada para a realidade remota sem perder sua essência e potencial de estimular a criatividade e expressão artística de crianças, educadores, brincantes, pais e demais interessados no fazer musical.

Para ampliar o impacto do projeto, serão promovidas, além das atividades previstas por Kaique Falabella para os meses de março, abril e maio, diversas ações em parceria com o Programa Escola 360 e com o Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), ambos vinculados à Secretaria de Educação da Prefeitura de Guarulhos.

As atividades incluem oficinas pedagógicas, exibições do show Tambolé – Música de brincar, brincadeira de cantar, lives com temas variados, além de oficinas pedagógicas para professores da rede. Durante todo o projeto, o músico e compositor de Tambolé estará disponível para esclarecer dúvidas dos participantes e sugerir formas de trabalhar as canções com as crianças.

As faixas do disco foram compostas com base na sólida experiência de Kaique Falabella em sala de aula, e em seus estudos de criação e composição espontânea com os estudantes. Assim, seus ensinamentos podem contribuir para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas em sala de aula e para a criação de uma cultura musical protagonizada pelas crianças.

Mais sobre o Tambolé

Produzido de forma independente e financiado pelo Catarse, o Tambolé reúne 13 canções/jogos musicais que passeiam por diferentes ritmos brasileiros e exploram danças, música corporal e brincadeiras musicais. A composição do disco foi a forma que Kaique Falabella encontrou de unir duas de suas maiores paixões: a música e a educação.

Ao longo de sua longa trajetória como professor de música, Kaique se especializou em uma das mais tradicionais abordagens pedagógicas de educação musical: a abordagem Orff, que privilegia o encontro das expressões rítmico-linguísticas, do movimento, da dança e da música em sala de aula.

Formado pelo  The San Francisco Orff Course, o músico aplica em Tambolé os princípios da abordagem Orff, dentre eles, o pressuposto de que as crianças já dispõem, por natureza, das ferramentas necessárias para aprender e para criar sua própria música.

Pensando nisso, as canções do disco convidam as crianças a brincarem com as palavras, com a música e com o movimento. “As crianças cantam a vida e experimentam a vida através de sua musicalidade. É brincando, jogando e dançando que inventam e reinventam a realidade”, comenta o educador.

Para a elaboração dos arranjos de Tambolé,  Kaique se uniu a Jéssica Dias e Ana de Mag (vozes, flauta e percussão), Gustavo Godoy (percussão), que assina também a direção do disco, e Pietro Carlo, responsável pela captação, mixagem e masterização de Tambolé. Integra ainda o time o compositor Amauri Falabella, pai de Kaique e vencedor do Júri Popular de melhor música no Festival da Música Brasileira da Rede Globo, em 2000, com a composição “Brincos”.

Em 2019, Tambolé – música de brincar, brincadeira de cantar foi selecionado para o III Simpósio Internacional de Orff-Schulwerk, que aconteceu na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mais sobre Kaique Falabella

Músico e arte educador de Guarulhos, Grande São Paulo, Kaique Falabella teve contato com a música desde a primeira infância, graças à influência de seu pai, o compositor Amauri Falabella. Aos dez anos, iniciou seus estudos musicais no piano, e mais tarde no violão clássico.

Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (Unimesp) e formado pelo The San Francisco Orff Course, Kaique está à frente das aulas de música de diversos colégios da rede particular de Guarulhos, trabalhando especialmente com crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Em sua prática, Kaique incorpora cantigas de roda, construção de instrumentos com materiais alternativos, música corporal para crianças, jogos cantados e contação de histórias musicais. Além disso, desenvolve estudos de criação e composição espontânea com alunos de 6 a 15 anos.

Kaique ministrou oficinas de música para crianças em unidades do SESC e desenvolve periodicamente o encontro Alecrim Musical, que leva atividades musicais gratuitas em praças para pais e filhos. Já realizou, ainda, eventos corporativos pela Casa do Brincar, oficinas para professores e apresentações em regiões periféricas da capital e do interior.

Programação Completa do Projeto Tambolé

Oficina pedagógica para docentes

O projeto financiado pelo FunCultura – Lei Aldir Blanc prevê a disponibilização de  um curso de formação voltado especialmente a educadoras e educadores de Educação Básica e Infantil, além de coordenadoras e coordenadores pedagógicos. O curso abordará cinco conteúdos programáticos:

  • Música e Movimento
  • Jogos e Brincadeiras Musicais
  • Jogos de Improviso
  • Atividades de Criação Musical
  • Repertório Musical de Tambolé

Além do acesso a dez vídeos exclusivos gravados pelo músico e arte educador Kaique Falabella, os participantes do curso também receberão um e-book exclusivo com materiais de apoio que ajudarão os educadores a desenvolverem jogos e práticas musicais que incentivam o protagonismo e a livre criação das crianças.

As inscrições para o curso estarão disponíveis a partir do dia 6 de abril. As informações para cadastro serão disponibilizadas nas redes sociais do Tambolé (@kaiquetambole no Instagram, e facebook.com/falabella). A oficina é gratuita e as vagas são ilimitadas.

Exibições do show Tambolé

A primeira exibição do show Tambolé, viabilizado pela Lei, será no dia 17 de abril, sábado, às 17h, no canal do YouTube de Kaique Falabella. Além disso, graças às parcerias com a Secretaria de Educação de Guarulhos, haverá também uma segunda exibição no dia 26 de abril, segunda-feira, às 19h, pelo DOEP, especialmente para os profissionais da rede municipal e com participação ao vivo de Kaique Falabella para um debate com os participantes. O espetáculo será, ainda, disponibilizado nos canais do Programa Escola 360.

Nas exibições, além de poder assistir ao show, interagir com o cenário e com a banda, o público também poderá enviar perguntas e conversar com Kaique sobre as músicas do disco.

Oficinas pedagógicas para a rede municipal de Guarulhos

Por meio de uma parceria com o Programa Escola 360 e com o Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), ambos vinculados à Secretaria de Educação da Prefeitura de Guarulhos, também serão oferecidas duas edições da oficina pedagógica ao vivo, voltadas para os educadores da rede municipal de educação de Guarulhos. Com o objetivo de propiciar novas formas de pensar a educação musical ativa, Kaique Falabella disponibilizará músicas, partituras e roteiros de brincadeiras para serem desenvolvidas com crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

As oficinas acontecerão no dia 9 de abril, sexta-feira, das 15h às 17h, e no dia 7 de maio, sexta-feira, das 18h às 20h, e as inscrições serão feitas através do link: https://forms.gle/3V7aTfP5NEvxo8Df9. Cada oficina oferece 40 vagas.

Lives no Instagram

Abertas ao público geral, as cinco lives propostas pelo projeto Tambolé trabalharão temas diversos e divertidos. Com duração aproximada de 50 minutos cada, os encontros síncronos acontecerão nas datas abaixo. A primeira, realizada no último domingo, 28/03, com o tema “Brinquedos Cantados”, está disponível no IGTV (@kaiquetambole).

  • 04/04 (domingo), às 15h – Tema da Live: “Roda Cantada”
  • 11/04 (domingo), às 15h – Tema da Live: “ Roda Cantada II”
  • 16/04 (sexta), às 18h – Tema da Live: “Percussão Corporal”
  • 25/04 (domingo), às 15h:  “Música com Objetos da Casa”
  •  

Todas as atividades de Tambolé serão divulgadas pelos parceiros do projeto e estarão detalhadas nas redes sociais do educador.

- PUBLICIDADE -