Exames de covid-19 quase triplicam em março nas UBS de Guarulhos


As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos realizaram no mês de março 6.177 exames de RT-PCR para o diagnóstico da covid-19. O número é quase três vezes maior do que o coletado em fevereiro passado: 2.236.

O montante refere-se somente às coletas do exame para casos leves, ou seja, de pacientes com síndrome gripal admitidos nas UBS no período. O dado foi extraído do Sistema de Gerenciamento Laboratorial (GAL). As amostras coletadas nas unidades seguem para triagem no Laboratório Municipal de Saúde Pública e são analisadas pelo Instituto Adolf Lutz, na Capital. 

O acolhimento e a avaliação de pessoas com sintomas de covid-19 são feitos em todas as UBS. Atualmente Guarulhos conta com 60 polos de coleta RT-PCR na Atenção Básica.

Já os hospitais e serviços de pronto-atendimento (UPAs e PAs) realizam o exame em pacientes com sintomas de moderados a graves. Ao todo, somados os efetuados nas Unidades Básicas de Saúde e nesses serviços de urgência e emergência, chega a 8.580 o número de SWABs para covid-19 colhidos na cidade somente no mês de março passado, de acordo com os dados extraídos do Sistema GAL.

- PUBLICIDADE -