Ação rápida da GCM salva a vida de bebê de 14 dias no Jardim Paraventi

Uma rápida ação de três agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos salvou a vida de uma bebê de apenas 14 dias nesta segunda-feira (26). Eles se encontravam em patrulhamento pelo Jardim Paraventi quando foram chamados por A.C.V., mãe da criança, que desesperada pedia ajuda para sua filha, que não conseguia respirar.

Os agentes da Inspetoria de Patrulhamento com Cães (Canil) foram até a rua Lamartine Babo por volta das 12h20 e aplicaram a técnica de Heimlich para que a criança conseguisse voltar a respirar após se engasgar com a própria saliva.

Depois que a bebê recuperou o ritmo de respiração os agentes a encaminharam para o Hospital da Municipal da Criança e Adolescente (HMCA), local em que recebeu atendimentos complementares por parte dos médicos.

O que é a manobra – A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.  

No caso de  bebê, ele é colocado de bruços, deitado em cima do antebraço do socorrista e com a cabeça virada para baixo.  O objetivo da manobra é simular a tosse, por meio da elevação do diafragma e aumento da pressão intratorácica, de modo que se consiga expulsar o corpo estranho das vias aéreas.

- PUBLICIDADE -