Guarulhos começa a vacinar novos grupos contra a covid-19

A Prefeitura de Guarulhos inicia nesta terça-feira (11) a vacinação contra a covid-19 das gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos, das pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos, dos metroviários e ferroviários (área de segurança, manutenção, limpeza e agentes de estação na linha de frente com 47 anos ou mais, além de operadores de trem a partir de 18 anos). A documentação que deve ser apresentada por cada novo público no ato da imunização pode ser conferida abaixo.

O cadastramento para esses grupos já está disponível no site da Prefeitura (https://www.guarulhos.sp.gov.br/form/cadastro-de-vacinacao), bem como para os portadores de comorbidades de 55 a 59 anos, que devem ser imunizados a partir de quarta-feira (12). Nesta segunda-feira (10) o município também começou a vacinar contra a covid-19 as pessoas com síndrome de Down, doença renal crônica em terapia renal substitutiva (diálise), transplantadas de órgão sólido e medula óssea imunossuprimidos com 18 anos ou mais.

Mais de 13 mil vacinados no sábado

No último sábado, todas as Unidades Básicas de Saúde abriram para vacinar o público cadastrado de 60 anos ou mais contra a covid-19. O resultado foi a imunização de 13.920 pessoas somente naquele dia. A vacinação deste público e dos anteriores prossegue de acordo com a demanda cadastrada, concomitantemente com os novos grupos contemplados.

Documentos para os novos grupos

– Síndrome de Down: necessária a apresentação de relatório médico, que ficará retido pela UBS;

– Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal): necessária a apresentação de relatório médico, que ficará retido pela UBS;

– Grávidas e puérperas com comorbidades acima de 18 anos, de qualquer idade gestacional: necessária a apresentação de relatório médico.

– Mulheres com até 45 dias após parto: apresentar declaração de nascimento da criança;

– Pessoas transplantadas de órgão sólido e medula óssea imunossuprimidos de 18 anos ou mais: necessária a apresentação de relatório médico, que ficará retido pela UBS;

– Pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 anos: necessária a apresentação de original e cópia do comprovante de recebimento do benefício de prestação continuada da assistência social. As cópias dos documentos serão retidas pela UBS;

– Metroviários e ferroviários: comprovar vínculo ativo do trabalhador com a empresa apresentando carteira de trabalho ou holerite (original e cópia) ou declaração emitida pela empresa (papel timbrado, endereço da empresa, CNPJ, nome completo, função, data de admissão e assinatura do responsável da instituição com CPF). As cópias dos documentos serão retidas pela UBS, exceto a declaração da empresa, que será retida a via original.

Todos os documentos retidos pela UBS serão anexados à ficha do sistema Vacivida.

Comorbidades

As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde para vacinação contra a covid-19 são insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar,  cardiopatia hipertensiva,  síndromes coronarianas,  valvopatias,  miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto,  próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus,  pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3,  hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo,  doença cerebrovascular,  doença renal crônica,  imunossuprimidos,  anemia falciforme,  obesidade mórbida,  cirrose hepática e HIV.