Psicóloga fala sobre depressão e ansiedade no Hospital da Criança

Depois do sucesso da palestra “Fortalecidos para vencer desafios”, ministrada na última segunda-feira (10) para colaboradores do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), administrado pelo IDGT, a psicóloga Jaqueline Monteiro voltou ao HMCA nesta quinta-feira (13) para repetir a dose. Quatro temas foram abordados: relacionamentos, depressão, ansiedade e paciência.

Especialista em terapia cognitivo-comportamental, a psicóloga disse que a ideia da palestra é conscientizar os trabalhadores sobre esses assuntos e como lidar com eles. “Falar sobre depressão é fundamental, porque as pessoas estão adoecendo e muitas delas sozinhas, por vergonha. Infelizmente ainda existe muito preconceito. É importante falar e pedir ajuda quanto antes. Quando não cuidamos, esse problema acaba evoluindo e o tratamento se torna mais difícil”, disse Jaqueline.

O tema “Fortalecidos para vencer desafios”, segundo a psicóloga, nasceu após observar muitas pessoas fragilizadas emocionalmente em diversos ambientes de trabalho. “A palestra é um meio para fortalecer as pessoas e equipes, deixando os locais de trabalho mais harmoniosos”.

A palestra também abordou a diferença entre depressão e ansiedade, além da prevenção das doenças emocionais e físicas. O HMCA promoveu o evento em consonância com o Maio Amarelo, mês de prevenção da depressão entre crianças e adolescentes.