Guarulhos recebe lote da Coronavac para vacinar grávidas e puérperas com comorbidades

A Prefeitura de Guarulhos começa a convocar na próxima segunda-feira (17) gestantes e mulheres até 45 dias após o parto (puérperas) com comorbidades e acima de 18 anos para tomar a primeira dose da Coronavac. Serão chamadas aquelas que já efetuaram o cadastro no site https://gruvacina.guarulhos.sp.gov.br/. A vacinação desse público, que estava prevista para iniciar na última terça-feira (11), foi suspensa depois que a Anvisa contraindicou para grávidas e mulheres no pós-parto a vacina da AstraZeneca, disponibilizada até então para esse grupo.

Com a liberação de um novo lote de Coronavac nesta sexta-feira (14) para a imunização desse público-alvo, o município começará a convocar todas as cadastradas para receber a vacina a partir da próxima semana. Poderão ser vacinadas as mulheres grávidas em qualquer idade gestacional mediante a apresentação de relatório ou laudo médico com a indicação de que a gestante possui comorbidade, bem como com a solicitação da vacinação, carimbo e assinatura do médico, além da assinatura e CPF da gestante.

Da mesma forma, as mulheres com até 45 dias após o parto devem apresentar relatório ou laudo médico contendo: puérpera com comorbidade, solicitação da vacinação, carimbo e assinatura do médico, bem como assinatura e CPF da puérpera, além da declaração de nascimento da criança.

“Guarulhos é um município que está na vanguarda da imunização contra a covid-19, tanto que decidimos suspender também, em caráter preventivo, a vacinação das puérperas antes mesmo da determinação oficial da Anvisa. Contamos com profissionais de extrema competência que buscam sempre o melhor para a população. Nossa gratidão a todos os funcionários e à população que tem aderido e apoiado a nossa campanha”, destacou o secretário da Saúde em exercício, Michael Rodrigues de Paula.