Em Guarulhos, penitenciária Adriano Marrey recebe atendimentos da ONG Sementes da Saúde


Da Redação
[email protected]

Pela primeira vez desde 2019, reeducandos da Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey” de Guarulhos voltaram a ser atendidos por médicos e enfermeiros voluntários da ONG Sementes da Saúde, ligada ao Hospital Santa Marcelina. Em razão da pandemia de Covid-19 e em cumprimento das normas sanitárias para conter a disseminação do vírus, o estabelecimento administrado pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, sob responsabilidade da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), não recebia o projeto já há mais de um ano.

Na visita realizada no último dia 22, a equipe de saúde composta por dez médicos, um auxiliar e um técnico em enfermagem atenderam 117 reeducandos na especialidade de clínica geral. Além dos voluntários, a ação contou com a participação e suporte de servidores das áreas de segurança e disciplina, reintegração social e saúde da penitenciária.

O mutirão de saúde oferecido pela ONG já acontece na unidade prisional desde 2016 e mensalmente vinha atendendo, em média, 150 reclusos por visita. Com o retorno da ação a direção geral do “Adriano Marrey” vê como muito bem-vindo todo o auxílio e colaboração, que sempre foi de muito valor.

Após o apoio prestado pelos médicos voluntários, os servidores responsáveis efetuam agendamentos de exames e encaminhamentos dos reclusos para atendimento na rede pública do município.

Retorno – Os atendimentos haviam sido interrompidos no início da pandemia do novo coronavírus como uma medida preventiva, visando diminuir a circulação de pessoas dentro da unidade prisional. Para este retorno, os profissionais envolvidos e os reeducandos atendidos seguiram os protocolos de saúde demandados, como o uso de máscara e distanciamento social.

Ainda para este ano, a unidade penal e a coordenação da ONG Sementes da Saúde, realizada pela Dra. Moniquelly Barbosa da Silva, articulam novas ações.

- PUBLICIDADE -