Prefeitura premia startups e participantes do hackaton em maratona tecnológica


A Prefeitura de Guarulhos realizou entre essa sexta-feira e domingo, dias 25 a 27, o Experimenta 2021, evento que reuniu startups, estudantes, empreendedores e especialistas para que eles pudessem sugerir soluções inovadoras à administração pública, além de fomentar o empreendedorismo tecnológico. 
Neste ano, o tema do Experimenta foi a secretaria de Gestão, com um concurso de startups, o Pitch4Gru, na sexta, e um fórum de discussões, no sábado, para balizar a maratona de soluções de desafios, o hackathon (evento que reúne profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares), que concluiu o evento no domingo. 
Na abertura do evento, o prefeito Guti lembrou da importância do incentivo à tecnologia. “Ainda estamos atravessando uma pandemia, mas esse período nos mostrou que a tecnologia é fundamental para nos mantermos conectados e as instituições funcionando da melhor maneira possível. Agradeço a todos os participantes”. 
No concurso de startups, a campeã foi a Bynd, representada por Gustavo Gracitelli, que possui uma plataforma para facilitar a carona entre funcionários de um mesmo local de trabalho, colaborando assim com a mobilidade urbana, além de reduzir as emissões de gás carbônico (CO2) e favorecer a integração entre os funcionários. 
Completaram o pódio da competição a Audaztec Tecnologia, em segundo lugar, apresentada por Carlos Bernardo, e a terceira colocada, Going – Soluções Inovadoras para um governo inteligente, apresentada por Rafael Silva e Robson Aleixo. A três startups receberam juntas um prêmio total de R$15 mil. 
No hackaton realizado durante todo o final de semana, o campeão foi o Time 1 dos integrantes Ana Maísa Nascimento, Gabriel Kennedy, Giane Mayumi e Vinícius Ottoni. O grupo propôs a criação do Conecta RH, com o objetivo de agilizar a comunicação entre os atendentes e os gerentes da Secretaria de Gestão, juntando em uma única plataforma os pedidos abertos, as métricas e uma visão geral com chat das solicitações que a Gestão deve tratar. 
Os participantes do Time 1 ganharam uma bolsa de estudos de 100% em cursos online de graduação tecnológica ou pós-graduação. 
Para o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Jorge Taiar, o evento reforçou a importância do empreendedorismo tecnológico. “A qualidade das soluções apresentadas tanto no concurso de startups quanto no Hackathon, mostra como é importante que o poder público continue investindo no empreendedorismo tecnológico e apoie a iniciativas inovadoras da cidade”. 
Já o secretário de Gestão, Adam Kubo, ressaltou a importância do protagonismo das pessoas na solução de problemas da cidade. “O formato do evento, que promove a participação de diferentes atores empenhados em se apropriar e resolver os desafios colocados, mostra que todos podem ser protagonistas na solução dos problemas do município”. 
O evento foi realizado pela SDCETI em parceria com a Innovation Incentivo e Desenvolvimento para a Formação Cultural, organização da sociedade civil mantida pelo Centro Universitário Eniac, no âmbito do Centro de Inovação e Tecnologia de Guarulhos (CITIG) e do MediaLab.

- PUBLICIDADE -