Trabalho em equipe garante avanço da vacinação em Guarulhos

Guarulhos se aproxima de 600 mil doses contra a covid-19 aplicadas graças ao comprometimento das equipes da Atenção Primária em Saúde da Prefeitura. Na cidade, além dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que ficam com a incumbência de administrar as vacinas, vários outros profissionais, incluindo os do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, agentes comunitários de Saúde e gerentes, apoiam a realização da campanha, auxiliando na organização do fluxo, na digitação das doses no Vacivida e no preenchimento das fichas.

O empenho de todos tem sido fundamental para o avanço da campanha na cidade, que várias vezes se antecipou ao calendário estadual. Ao atingir a marca de 591.166 doses de vacinas aplicadas nesta quarta-feira (30), Guarulhos garante proteção a mais de 42% da população do município. “Como tenho falado, cada dose é esperança e já estamos chegando a 600 mil vacinas aplicadas. Por isso, quero deixar registrado novamente o meu agradecimento a todos os profissionais de Saúde empenhados na vacinação. Juntos, nós vamos superar essa terrível pandemia”, disse o prefeito Guti.

Nesta quarta-feira (30) um novo grupo começou a ser vacinado na cidade: o das pessoas com 40 anos ou mais. Esse público deve agendar sua vacina pelo site da Prefeitura (bit.ly/VacinaGru) em uma das 66 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que disponibilizam as doses, com exceção das UBS Alvorada, Paulista e Dona Luíza, que estão servindo de retaguarda para a rede de Urgência e Emergência no atendimento aos pacientes com sintomas do novo coronavírus.

Atualmente, o município opera a campanha de vacinação contra a Covid-19 com quatro tipos diferentes de imunizantes: Coronavac, Astrazeneca, Pifzer e agora também a Janssen. Apesar da complexidade do trabalho, por conta dos aprazamentos diferenciados entre eles, até o momento Guarulhos não registrou nenhum equívoco na aplicação das vacinas, como já ocorreu em outras localidades.

“Há uma semana ultrapassamos a marca de meio milhão de doses aplicadas e hoje, após oito dias, já administramos mais 83.640 vacinas. Somente entre esta segunda-feira (28) até às 14h desta quarta, foram imunizadas 21.882 pessoas, o que nos aproxima das 600 mil doses contra a Covid-19 aplicadas. E toda essa conquista é mérito dos profissionais que estão lá na ponta atendendo a população, ou seja, de todos os trabalhadores das nossas UBS. Sem eles, isso não seria possível. O meu muito obrigado a cada um deles”, destacou o secretário de Saúde, doutor Ricardo Rui.