Zona Azul começa a operar com cobrança e tem aprovação dos usuários

A Zona Azul em Guarulhos começou a operar nesta quinta-feira (15) com cobrança aos usuários. A fase experimental que vigorou de 6 a 14 de julho serviu como base para que os monitores pudessem tirar as dúvidas do público interessado em estacionar no esquema rotativo. A volta da democratização do espaço público de estacionamento nas ruas da cidade foi aprovada pelos munícipes.

O mecânico Anderson da Silva Claro, por exemplo, considera que a volta da Zona Azul é extremamente elogiável. “Não tive a menor dificuldade para conseguir uma vaga para estacionar hoje. Só podemos falar bem de um serviço que dá oportunidade para todos e tira a gente do sufoco”, disse.

A opinião de Anderson é endossada pela médica pediatra Sueli Gonçalves de Souza Ribeiro. “Fiquei até boba com a facilidade de encontrar vaga. E o serviço dessas meninas (as monitoras) é espetacular. São prestativas e didáticas, tiram qualquer dúvida”, afirmou.

As monitoras Juliana Aparecida dos Santos, Ana Luiza Santana e Elaine Cristina da Silva, que trabalhavam na zona central, entre as ruas Luiz Faccini e São Domingos, explicaram que os motoristas aprovaram a volta da Zona Azul. “Eles tiram dúvidas sobre o procedimento para adquirir uma vaga. Existe uma grande parte que prefere pagar em dinheiro, mas outros pagam com cartão (débito ou crédito) e muitos já fizeram a reserva pelo aplicativo”, explicou Juliana.

Ana Luiza esclareceu os usuários têm se mostrado receptivos ao serviço e elogiam a volta da possibilidade de poder estacionar com mais tranquilidade. “Antes da implantação (da Zona Azul) isso não acontecia, pois a grande maioria das vagas era ocupada por um único veículo o dia todo”, afirmou.

Como funciona
 

A Zona Azul está totalmente digitalizada e oferece 2.994 vagas rotativas, distribuídas da seguinte maneira: 1.743 na região central, 733 no Bosque Maia, 215 no Macedo, 170 na Vila Galvão e 133 no Jardim Bom Clima. Desse total, 91% serão para o sistema chamado operacional normal, 5% destinadas aos idosos, 2% às pessoas deficientes e 2% para as motos. Por meio de um aplicativo, os motoristas poderão ter uma vaga por até duas horas, com um tempo mínimo inicial de 30 minutos.

O controle de rotatividade será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 13h. Aos domingos e feriados o estacionamento rotativo é livre. As tarifas serão cobradas por períodos de?30 minutos,?uma hora?ou duas horas. O modelo é válido para?carros,?motos?e?veículos de carga e descarga.

Os usuários terão diversas facilidades com a nova Zona Azul. A empresa Estacionamento Digital, que é responsável pelo serviço, desenvolveu um aplicativo que auxilia o dia a dia dos usuários ao fornecer desde informações em tempo real aos motoristas sobre os locais com vagas disponíveis até o gerenciamento da forma de pagamento.


Cada usuário poderá escolher a forma de utilizar o estacionamento rotativo. A opção mais simples, e 100% online, é pelo aplicativo, disponível para Android e iPhone. O processo é simples: basta efetuar o cadastro, comprar créditos e começar a usar.

Ao estacionar o usuário possui o tempo de 15 minutos para ativar sua vaga pelo aplicativo ou qualquer meio digital disponível. Caso seja notificado ao ativar o tempo, esta notificação será automaticamente cancelada dentro do período de 15 minutos de tolerância.

Pix é opção de pagamento

Além disso, a Estacionamento Digital inovou e disponibilizou o pagamento da Zona Azul com pix nos seguintes canais: no aplicativo ou no site da própria empresa (www.estacionamentodigital.com.br). Basta acessar a área logada, selecionar sua cidade e clicar em “Comprar créditos”.

O processo é rápido, simples e pode ser feito por banco tradicional ou uma conta digital que disponibilize ao usuário a opção de ativar chaves pix. Ao final da transação, o banco ou a carteira digital utilizada exibirá uma mensagem de confirmação do pagamento. Caso tenha alguma dúvida, verifique seu extrato para confirmar a transação concluída e os créditos disponíveis na sua conta da Estacionamento Digital.

As principais vantagens desta modalidade são a simplicidade, uma vez que basta gerar o código pix nos canais da empresa e realizar o pagamento, sem precisar de cartão ou emitir boleto, além da agilidade, pois os créditos são disponibilizados na conta em até dez segundos e não há mais a necessidade de esperar dois dias pela compensação do boleto bancário. Já o pagamento em dinheiro também pode ser efetuado pelo usuário diretamente com os monitores do serviço.