População pode acionar a Operação Inverno em dias de temperaturas baixas

Uma nova frente fria deve derrubar as temperaturas ainda mais a partir desta terça-feira (20), com previsão de sensação térmica de 1º C pela manhã.

A Prefeitura de Guarulhos alerta a população para que acione a Operação Inverno, por meio do Serviço de Especializado de Abordagem Social (Seas), se encontrar alguma pessoa em situação de rua. As equipes do Seas atendem pelos telefones 2536-4110 e 2441-9396 e podem ser contatadas sempre que a temperatura estiver igual ou abaixo de 13ºC, de segunda a sexta-feira.

A ação oferece acolhimentos institucionais e de pernoite por 12 horas, além de distribuir refeições por meio do programa Alimento Fraterno, mesmo aos que não aceitam abrigo. O programa prevê refeições elaboradas por nutricionista para 150 pessoas, as quais são oferecidas das 19h às 21h, todos os dias da semana.

O Seas realiza diariamente busca ativa. As equipes passam duas vezes por dia pelos locais em que há maior concentração de pessoas em situação de rua, como praças e viadutos, a fim de ofertar assistência e acolhimento. Para isso, tentam convencê-la a aceitar o acolhimento e assim ser encaminhada a um serviço da administração municipal.

A Operação Inverno é desenvolvida de forma indireta pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio da organização da sociedade civil Núcleo Batuíra, vencedora do edital de chamamento público.

- PUBLICIDADE -