The Beatles em Áudio Espacial “não parece certo”, diz produtor


Giles Martin, o icônico produtor dos (igualmente lendários) The Beatles, falou recentemente à Rolling Stone sobre o advento do Dolby Atmos — tecnologia sob qual o formato o Áudio Espacial do Apple Music é construído —, revelando que ele pretende criar um novo mix de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, oitavo álbum de estúdio da banda britânica, porque a versão atual “não parece muito certa”.

Martin explicou que o álbum foi um dos primeiros — talvez o primeiro — a receber uma mixagem em Dolby Atmos. Embora o resultado pareça “bom”, não parece “certo” em parte porque a mixagem foi feita para ser uma apresentação teatral.

Na verdade eu vou mudar [a mixagem] de Sgt. Pepper’s, de como está sendo apresentado agora. Não parece muito certo para mim.

Segundo ele, a atual mixagem carece “um pouco de peso”, observando que a versão em Dolby Atmos de “Abbey Road” é “funcionalmente muito melhor” porque é sonoramente mais próxima da versão estéreo.

É como se alguém que você ama há anos tivesse feito um corte de cabelo um pouco diferente. E você percebe que ainda os ama.

Martin também comentou a experiência do Dolby Atmos em geral, dizendo que essa é uma tecnologia “incrivelmente difícil de acertar”. Segundo ele, houve um “crescimento exponencial” no setor nos últimos dois anos, mas a tecnologia ainda “está em sua infância”.

Vale notar que, recentemente, a Apple alterou os dispositivos cujos alto-falantes suportam a reprodução de conteúdo em Áudio Espacial/Dolby Atmos.

- PUBLICIDADE -