Hospital Pimentas e IDGT fazem campanha para incentivar o aleitamento materno

Promover o aleitamento materno e conscientizar sobre sua importância. Com estes objetivos, o Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso (HMPB), administrado pelo IDGT, em Guarulhos, iniciou na segunda-feira, 2 de agosto, a programação do Agosto Dourado, que este ano tem o seguinte tema: “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. Em média, são feitos entre 12 e 15 partos por dia na maternidade da unidade.

“A melhor maneira da mãe proteger a saúde do seu recém-nascido é por meio da amamentação. A campanha tem como o intuito principal orientar puérperas e gestantes sobre a importância dessa prática. Incentivar e apoiar as mamães nessa etapa da vida é muito importante. Eu apoio e amo essa causa”, disse Mônica Lima, técnica em enfermagem do HMPB.

Mônica e a naturopata Dulcinda Alves passaram de leito em leito para conversar com as mães, entregar uma lembrança e dar dicas de como agir em diversas situações. “Esse acompanhamento com as mães pode evitar problemas futuros para as genitoras e seus bebês. Além do elo que é criado entre mãe e filho, a amamentação faz com que o bebê ganhe proteção contra diversas doenças. As mamães precisam entender a importância do leite materno”, explicou Dulcinda.

Durante este mês, o IDGT seguirá entregando brindes a pacientes e funcionários, em uma campanha de conscientização. Durante a primeira semana de agosto, serão distribuídos cerca de 50 kits às mamães que estiverem internadas na maternidade, cada um contendo chaveiros e folders com dicas de como seguir após receber alta e o que fazer durante a amamentação. No HMPB, a iniciativa faz parte do Programa Afeto, idealizado e implantado pelo IDGT.

Agosto Dourado
O Agosto Dourado é uma campanha para conscientizar papais e mamães quanto a importância do leite materno na alimentação dos bebês. Oficialmente lançado em 2017, foi criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com base na semana do aleitamento materno, que acontece de 1 a 7 de agosto. A cor escolhida para campanha mostra o “padrão ouro de qualidade” do leite materno.

Benefícios
De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. A amamentação protege a criança de doenças como infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver, no futuro, hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade. O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais, sendo que até o 6º mês de vida o bebê deve receber exclusivamente o leite materno.