Guarulhos atinge a marca de um milhão de doses contra a covid-19 aplicadas

Imagens: Fábio Nunes Teixeira / PMG

Matheus Menezes, de 18 anos, é o cidadão guarulhense que recebeu na manhã desta quarta-feira (11) a dose de número um milhão contra a covid-19 na cidade. Ele disse que viu pelas redes sociais a postagem da Prefeitura sobre a antecipação da vacinação para essa nova faixa etária, acessou o site na segunda-feira (09) e conseguiu agendar sua vacina para esta data, no primeiro horário da UBS Tranquilidade, que é a Unidade Básica de Saúde mais perto da casa dele.

“Consegui agendar rapidinho, me cadastrei no site, não levei nem cinco minutos e consegui agendar para um horário antes do meu trabalho e na UBS mais perto de minha casa. Eu nem sabia que ia ser a vacina de número um milhão, mas fiquei muito feliz. É bom ver que estamos tendo uma esperança, que a gente está conseguindo vencer este vírus no Brasil inteiro e, principalmente, em Guarulhos que é uma das maiores cidades do Estado”, disse.

A aplicação da dose de número um milhão foi acompanhada de perto pelo secretário de Saúde, Ricardo Rui, e pelo seu adjunto, Michael Rodrigues de Paula. “Chegar a um milhão de doses aplicadas é um marco histórico para a saúde pública no município. Parabenizo a toda nossa equipe, todas as unidades de saúde, todos os trabalhadores que estão incessantemente buscando o melhor para a população guarulhense. Vamos superar logo a pandemia!”, destacou Ricardo Rui.

Vacinação na cidade:

A chegada do primeiro lote de vacinas contra a covid-19 em Guarulhos foi em 20 de janeiro deste ano. As primeiras 13.680 doses de Coronavac chegaram quase no final da tarde e na mesma data foram distribuídas para os hospitais da cidade, para a imunização dos profissionais que estavam na linha de frente da pandemia naquele momento.

Um mês depois, teve início a vacinação dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, bem como dos trabalhadores de consultórios e clínicas particulares, além da população com idade igual ou superior a 90 anos, dos funcionários e moradores em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), indígenas e pessoas acamadas.

A partir do final de fevereiro, a faixa etária e os grupos foram ampliados paulatinamente e, em vários momentos, a vacinação em Guarulhos se antecipou ao calendário estadual, como atualmente em que a imunização dos jovens de 18 anos ou mais teve início nesta segunda-feira (9) no município, enquanto a capital paulista está vacinando pessoas com 24 anos nesta quarta-feira (11).

Além disso, a pedido do prefeito Guti, o Aeroporto Internacional de Guarulhos foi o primeiro espaço aéreo do país a imunizar seus trabalhadores em maio passado, com aproximadamente 27 mil aeroportuários vacinados. No mesmo mês, o município implantou o agendamento da vacina online pelo site da Prefeitura (bit.ly/VacinaGru). Com isso, se tornou referência no processo de vacinação no Estado, podendo antecipar os grupos em diferentes oportunidades.

“O município de Guarulhos tem uma das melhores equipes de Vigilância e de vacinação do País. Todos os nossos esforços se traduzem hoje neste resultado tão expressivo. É gratificante fazer parte deste time e mais uma vez parabenizamos a todos pelo empenho em fazer desta a maior campanha de vacinação da história!”, disse o secretário-adjunto de Saúde, Michael Rodrigues de Paula.