EducaCEU amplia aprendizagens dos estudantes com atividades no contraturno escolar

Alunos da rede municipal, matriculados nas escolas que integram o complexo dos CEUs de Guarulhos, contam agora com mais uma forma para desenvolver seus saberes e aprendizagens intelectuais e motoras: O EducaCEU, que tem o objetivo de garantir oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças, ampliar as vivências e as experiências culturais e esportivas, minimizar a vulnerabilidade social e promover atividades que estimulem a construção do conhecimento, o pensamento crítico, o protagonismo e a autonomia dos estudantes.

Iniciativa da Secretaria de Educação, com o apoio da Escola 360, o EducaCEU é oferecido nas 12 unidades do município. O programa amplia o tempo de permanência das crianças dentro de instituições educacionais e oferece aos alunos atividades complementares no contraturno escolar nas mais diversas áreas, da prática esportiva com futebol e badminton à musicalização infantil, passando por aulas de ioga, línguas, recreação, desenho, artes plásticas, ginástica, entre outras.

Animados e cheios de energia, Monick Isabelly, de dez anos, e Otávio Macedo, de nove, alunos do 4º ano da EPG Vereador Carlos Franchin, começaram na turma de iniciação esportiva com o professor André Britto de Araujo. Primos, eles contam que estão interessados em aprender a jogar futebol. “Estou matando a saudade das aulas e muito feliz por voltar para a escola”, conta Otávio. Monick decidiu se matricular nas aulas para atender a um pedido do pai para que desinstalasse do celular alguns aplicativos que estavam tomando muito a atenção da menina. “Eu ficava muito tempo usando o celular e isso estava atrapalhando os estudos, por isso, praticar esportes vai me ajudar a ter mais concentração”, conta.

A Maria Vitorya, de nove anos, colega da Isabelly, ficou interessada nas aulas de teatro do EducaCEU. “As pessoas que fazem teatro são muito divertidas, como meu primo. Eu quero fazer teatro para ser uma atriz muito melhor do que ele”, conta a menina.

De acordo com a chefe do Programa Escola 360, Luciana Morais de Paula, a proposta educacional do município reconhece e valoriza a importância de proporcionar aos alunos uma educação integral.

Entusiasmo

Teresa Miras, gestora do CEU Ponte Alta, explica que as famílias e responsáveis pelos alunos ainda podem matriculá-los no EducaCEU. “Este programa vem dar rosto à identidade dos CEUs na cidade. Nossa expectativa é trazer na prática o estreitamento entre comunidade e escola, complementar o currículo escolar com a vivência nas mais variadas linguagens, ampliar seu repertório e visão de mundo por meio das artes e esportes e colocar todos os tempos e espaços a serviço da formação integral desses alunos”, explica a gestora.

Em poucos dias de implementação as escolas já puderam perceber o retorno positivo do programa nesse período pós-pandemia, de retorno dos alunos ao ambiente escolar. “O programa tem contribuído para a adaptação das crianças e resgate da alegria das crianças em estar no ambiente do CEU e da escola”, observa Teresa.

Ainda há vagas para matrículas de alunos das escolas acopladas e os interessados devem entrar em contato com o CEU de preferência (http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/ite/ceu/index.php?p=12) para agendar dia e horário durante o cadastro do aluno nas atividades.