Programa Menina dos Olhos é finalista na premiação Cases Inovadores

Fotos: Divulgação/PMG

Na última sexta-feira (13) o programa Menina dos Olhos, que tem por objetivo identificar, prevenir e proporcionar assistência à saúde visual dos educandos da rede municipal de Guarulhos, tornou-se finalista no desafio Alavancar a Qualidade do Ensino Fundamental I, da premiação Cases Inovadores 2021, do Programa Parcerias Municipais.

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, o Programa Parcerias Municipais foi lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional para unir esforços com os municípios e reduzir as desigualdades regionais em quatro áreas prioritárias – educação, saúde, segurança e desenvolvimento socioeconômico.

O programa Menina dos Olhos, das secretarias de Educação e Saúde de Guarulhos, estabelecido por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), foi selecionado entre 32 práticas inovadoras com potencial de inspirar outros municípios para a melhoria da qualidade de vida no dia a dia dos cidadãos. Ao todo, 224 municípios cadastraram 723 práticas.

“O Menina dos Olhos mostra que Guarulhos está sempre à frente e olha para diminuição das diferenças, das desigualdades nas áreas da educação e saúde. A cidade é destaque por promover a saúde ocular e ajudar muitos alunos com a dedicação dos nossos profissionais e o apoio nosso prefeito Guti”, destacou o vice-prefeito Professor Jesus, presente ao evento de sexta-feira no Palácio dos Bandeirantes.

Solange Turgante Adamoli, diretora de Orientações Educacionais e Pedagógicas de Guarulhos, ressaltou a importância da parceria intersetorial para identificar problemas que afetam o desempenho educacional com o programa. “A parceria configura uma das ações para assegurar o princípio de acesso e permanência, pois um educando com problemas de visão apresentará dificuldades de aprendizagem, o que poderá comprometer toda a sua trajetória educacional”.

Por sua vez, o subsecretário da Igualdade Racial, Anderson Guimarães, agradeceu o empenho de todos os envolvidos no programa. “O empenho dos servidores municipais garante o sucesso desse projeto, resultado de uma a equipe técnica aprimorada e competente como nós temos hoje em Guarulhos. Parabenizo todas as cidades que desenvolvem projetos de melhoria da qualidade da educação e saúde, e que esse reconhecimento seja combustível de incentivo para um país cada vez melhor”, ressaltou Guimarães.